Foto: Ana Tigrinho/Arquivo AEN
O IDR-Paraná e o Simepar iniciam nesta segunda-feira (5) a 31ª edição do Alerta Geada. O serviço opera de maio a setembro com o objetivo de avisar, com antecedência, produtores rurais sobre o risco de danos causados pelo frio.
A meteorologista Ângela Costa, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), repassou mais informações sobre o serviço. De acordo com Ângela, a criação do Alerta Geada teve objetivo, originalmente, de proteger cafezais recém-plantados.
No entanto, atualmente o serviço atende diversas atividades agropecuárias, como avicultura, suinocultura, horticultura e silvicultura, por exemplo. Além disso, a divulgação também beneficia outros setores da economia, como turismo, comércio, mercado financeiro e construção civil.
Durante a vigência do serviço, pesquisadores divulgam diariamente boletins com informações sobre as condições do tempo e a evolução de massas de ar polar no Estado. O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) é responsável por contribuir com as previsões meteorológicas.
Em lavouras com 6 a 24 meses de idade, recomenda-se amontoar terra no tronco até o primeiro par de folhas ou ramos, protegendo as gemas vegetativas contra eventuais geadas. Esse procedimento deve ser feito já em maio e mantido até meados de setembro.
Para mudas com até seis meses de campo, o ideal é cobri-las totalmente com terra ou palha, sempre que houver previsão de geada. Nos viveiros, a proteção se dá com duas a três camadas de plástico ou acionamento de aquecimento. As medidas devem ser adotadas conforme os avisos de alerta e desfeitas imediatamente após o fim do risco.
Leia também: Previsão para o mês de maio indica tempo mais seco e quente no Paraná.
Segundo Ângela Costa, a entrada de massas de ar polar no território paranaense tende a se intensificar a partir de maio. Contudo, haverá alternância entre dias frios com períodos de temperaturas mais amenas. A previsão indica a possibilidade de veranicos, nevoeiros e geadas — condições típicas da estação —, com variação de intensidade entre as regiões. O fenômeno El Niño permanece em fase neutra.
“Os modelos climatológicos indicam que as precipitações e temperaturas devem se manter próximas à média histórica para o Estado”, afirma a meteorologista.
O Simepar realiza diariamente a análise e o monitoramento dos fenômenos meteorológicos. “Com o apoio de modelos de previsão do tempo, a equipe do Simepar elabora prognósticos sobre a evolução de intensas massas de ar de origem polar. Essas informações favorecem a ocorrência de geadas no Paraná, sendo assim, podemos fazer o alerta com até cinco dias de antecedência”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Para a semana de início de funcionamento do serviço, a previsão meteorológica não indica a formação de geadas no Paraná. As informações podem ser obtidas nos seguintes canais:
– Canal Alerta Geada Paraná nas redes sociais WhatsApp e Telegram
– Aplicativo IDR Clima, disponível no Google Play e na App Store.
– Disque Geada: (43) 3391-4500.
– Página do IDR-Paraná (www.idrparana.pr.gov.br)
– Redes sociais do IDR-Paraná (Instagram, Facebook e LinkedIn): @idrparana.
– Página do Simepar (www.simepar.br).
(Informações: AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais