Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou 18 pessoas investigadas por envolvimento no golpe do falso advogado. Os suspeitos podem ter praticado os crimes de associação criminosa, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro. O MPPR divulgou que os golpistas se passam por profissionais da advocacia para receberem valores indevidamente.
A 4ª Promotoria de Justiça de Prevenção e Persecução Criminal de Curitiba ofereceu a denúncia. A Delegacia de Estelionato da capital coduziu as investigações que resultaram na denúncia. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fez o pedido para a investigação do golpe.
Segundo as apurações do caso, os denunciados – todos oriundos do estado do Ceará e atuando de forma conjunta – obtinham dados pessoais de autores de ações judiciais no estado do Paraná. Com informações sobre os processos, os golpistas estabeleciam contato com as vítimas, passando-se por advogados.
A partir da relação estabelecida, os supostos advogados induziam as pessoas a erros mediante alegações de êxito nas demandas judiciais. Além disso, os estelionatários utilizavam outros artifícios, como a caracterização dos perfis com fotografias dos advogados ou logotipos de escritórios. Bem como o envio de documentos forjados com valores de supostas indenizações.
Leia também: Polícia Civil alerta sobre golpe de falsos advogados em Umuarama.
Em seguida, os criminosos solicitavam o pagamento de custas para a emissão de certidões e alvarás. Eles também alegavam a obtenção de isenções de tributos a serem recolhidos com guias semelhantes a documentos de arrecadação tributária.
Após o recebimento da vantagem indevida, os golpistas ocultavam a origem dos valores. Isso ocorria a partir da distribuição das quantias para contas distintas, evitando, assim, bloqueio do dinheiro recebido indevidamente.
Leia também: OAB alerta para falsos advogados que usam processos reais para aplicar golpes.
(Informações: Assessoria de Comunicação MPPR – Processo: 0001329-84.2023.8.16.0013)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais