Umuarama

Delegado da Receita Federal reforça importância da destinação do IR para entidades sociais

Em encontro realizado na manhã desta quarta-feira (30) na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), o delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderlei de Souza, reforçou a importância da destinação de parte do Imposto de Renda devido para fundos sociais. A reunião, promovida pelo Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), teve como foco a conscientização de pessoas físicas e jurídicas sobre essa alternativa solidária e legal.

Participaram do encontro representantes de entidades assistenciais, profissionais da contabilidade e lideranças locais. O coordenador da campanha Fica Leão, Francisco Bochi, apresentou dados que apontam um potencial de arrecadação de R$ 7 milhões em Umuarama, valor que poderia ser revertido a projetos voltados à infância, adolescência e à população idosa, caso houvesse maior adesão dos contribuintes.

De acordo com o delegado Marcos Wanderlei, a destinação pode ser feita ao longo de todo o ano, mas há um incentivo específico neste período de entrega da declaração do Imposto de Renda. “Queremos enfatizar que essa é uma possibilidade real e segura. O contribuinte não corre nenhum risco e exerce um direito previsto em lei”, explicou.

Ele destacou ainda o impacto social da medida: “Se esse recurso não for destinado, vai direto para o Tesouro Nacional, sendo aplicado de forma genérica. Quando a pessoa escolhe destiná-lo, ele permanece no município, beneficiando diretamente a comunidade e fortalecendo a economia local”.

O delegado também chamou a atenção para o prazo da declaração, que vai até 31 de maio, e lembrou que para efetivar a destinação é necessário realizar o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) dentro do prazo legal.

Representando a presidência da Aciu, o primeiro tesoureiro da entidade, Orlando Luiz Santos, reforçou a importância da campanha Fica Leão e defendeu que a destinação precisa ser mais divulgada. “A campanha já ganhou força em outros estados e tem potencial enorme. O que falta é maior consciência dos contribuintes, principalmente na hora da declaração. É um gesto simples, mas que pode mudar vidas”, afirmou.

(OBemdito com informações da Aciu)

Rudson de Souza

Recent Posts

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

6 minutos ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

37 minutos ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

1 hora ago

Comércio de Umuarama prepara opções variadas para presentear no Dia das Crianças

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, é sempre aguardado com entusiasmo pela…

2 horas ago

Guarda Mirim faz visita técnica ao Tiro de Guerra na programação da Semana da Cidadania

Como parte da programação da Semana da Cidadania, a Guarda Mirim de Umuarama realizou uma…

2 horas ago

Anvisa libera produção de produtos de limpeza da Unilever após suspensão

Fábrica de Vinhedo, em São Paulo, havia tido a produção suspensa preventivamente após fiscalização encontrar…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais