Umuarama

Delegado da Receita Federal reforça importância da destinação do IR para entidades sociais

Em encontro realizado na manhã desta quarta-feira (30) na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), o delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderlei de Souza, reforçou a importância da destinação de parte do Imposto de Renda devido para fundos sociais. A reunião, promovida pelo Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), teve como foco a conscientização de pessoas físicas e jurídicas sobre essa alternativa solidária e legal.

Participaram do encontro representantes de entidades assistenciais, profissionais da contabilidade e lideranças locais. O coordenador da campanha Fica Leão, Francisco Bochi, apresentou dados que apontam um potencial de arrecadação de R$ 7 milhões em Umuarama, valor que poderia ser revertido a projetos voltados à infância, adolescência e à população idosa, caso houvesse maior adesão dos contribuintes.

De acordo com o delegado Marcos Wanderlei, a destinação pode ser feita ao longo de todo o ano, mas há um incentivo específico neste período de entrega da declaração do Imposto de Renda. “Queremos enfatizar que essa é uma possibilidade real e segura. O contribuinte não corre nenhum risco e exerce um direito previsto em lei”, explicou.

Ele destacou ainda o impacto social da medida: “Se esse recurso não for destinado, vai direto para o Tesouro Nacional, sendo aplicado de forma genérica. Quando a pessoa escolhe destiná-lo, ele permanece no município, beneficiando diretamente a comunidade e fortalecendo a economia local”.

O delegado também chamou a atenção para o prazo da declaração, que vai até 31 de maio, e lembrou que para efetivar a destinação é necessário realizar o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) dentro do prazo legal.

Representando a presidência da Aciu, o primeiro tesoureiro da entidade, Orlando Luiz Santos, reforçou a importância da campanha Fica Leão e defendeu que a destinação precisa ser mais divulgada. “A campanha já ganhou força em outros estados e tem potencial enorme. O que falta é maior consciência dos contribuintes, principalmente na hora da declaração. É um gesto simples, mas que pode mudar vidas”, afirmou.

(OBemdito com informações da Aciu)

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais