Mundo

Sepultamento do Papa Francisco será realizado na Basílica de Santa Maria Maggiore no sábado

O Vaticano divulgou os detalhes das cerimônias fúnebres do Papa Francisco, falecido recentemente, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que regula os ritos funerários dos pontífices. A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26) às 10h (5h no horário de Brasília), no átrio da Basílica de São Pedro.

Na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), o corpo do Papa foi levado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A procissão começou com um momento de oração presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

O cortejo passou pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos e seguindo até a Praça São Pedro. Já no interior, diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduziu a Liturgia da Palavra. Em seguida, foi aberto ao público o período de visitação à urna mortuária do pontífice, permitindo que fiéis prestem suas últimas homenagens, até às 19h (14h no horário de Brasília) desta sexta-feira (25).

Missa das Exéquias e início do luto oficial

A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, 26 de abril, às 10h (5h no horário de Brasília), no átrio da Basílica de São Pedro. A cerimônia marca o início do Novendiali, os nove dias de luto e orações dedicados ao Papa falecido. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Após a missa, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que encerram oficialmente as exéquias. Logo após, o caixão com o corpo do Papa Francisco será levado de volta para o interior da Basílica de São Pedro.

Sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior

Finalizados os ritos no Vaticano, o corpo será conduzido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontecerá o sepultamento. A escolha do local segue o desejo manifestado anteriormente pelo próprio Papa Francisco, que tinha especial devoção à imagem de Maria Salus Populi Romani, guardada no interior da igreja.

Chefes de Estado e de governo de diversas partes do mundo já confirmaram presença nas cerimônias, demonstrando a importância global do pontificado de Francisco. Eles devem participar tanto da missa de exéquias quanto da cerimônia de sepultamento, prestando homenagens em nome de seus países.

As cerimônias refletem o protocolo tradicional do Vaticano, mas também devem contar com elementos que remetem à simplicidade e aos valores que marcaram o pontificado de Francisco.

Leia também: Condenado por corrupção, cardeal desafia regras e quer estar no conclave

Foto: Vatican News
Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

41 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais