O principal prejudicado com a decisão é o vereador Lucas Grau. Caso seja mantida a ação em última instância, o vereador perderá seu mandato (Foto CMU)
A juíza eleitoral Sandra Lustosa Franco, da 89ª Zona Eleitoral, rejeitou nesta segunda-feira (14) os Embargos de Declaração apresentados pelo Partido Novo contra decisão que considerou ter havido fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.
A magistrada manteve integralmente sua decisão anterior, que acatou ação do PSB alegando uso de candidatura “laranja” para cumprir a exigência legal de 30% de candidaturas femininas, conforme o artigo 10, §3º da Lei das Eleições (9.504/97).
A decisão resulta na perda imediata do mandato do vereador Lucas Grau e declara Juliana Clara Monico, também do Novo, inelegível por oito anos.
O PSB demonstrou em ação que Juliana teria sido inscrita apenas para cumprir a cota, sem real intenção eleitoral, fato comprovado por sua campanha praticamente inexistente e por publicações nas redes sociais pedindo votos para o marido, também candidato pela legenda.
Com a confirmação da sentença, abre-se prazo para eventual recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Caso o Novo recorra, o PSB terá oportunidade de apresentar contrarrazões antes do julgamento. Se mantida a decisão em última instância, todos os votos recebidos pelo Partido Novo na eleição para vereador serão anulados, exigindo novo cálculo do quociente eleitoral para redistribuição das vagas.
Nesse cenário, a vaga ocupada por Lucas Grau seria realocada, com grandes chances de ser assumida pelo primeiro candidato não eleito na última eleição, que seria o vereador Washington Guirão, que recebeu 1269 votos na eleição de 2024.
A decisão marca um precedente importante na aplicação das cotas de gênero no Paraná, reforçando o entendimento de que candidaturas meramente protoculares configuram fraude ao sistema eleitoral.
E, enquanto a ação não for decidida em última instância, o vereador Lucas Grau segue na Câmara Municipal. A reportagem do OBemdito não conseguiu contato com o advogado de defesa do Novo, mas o espaço segue aberto para posicionamento.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais