Política

Novo tem até segunda-feira para recorrer de decisão de cassação do mandato de Lucas Grau

O vereador Lucas Gonçalves Grau (Novo) confirmou ao OBemdito, na manhã desta sexta-feira (11), que o partido foi notificado oficialmente da decisão judicial da 89ª Zona Eleitoral que determinou a perda do mandato do parlamentar e declarou inelegível por oito anos Juliana Clara Monico, também filiada ao partido, em Umuarama.

A 89ª Zona Eleitoral atendeu a uma ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo PSB, que acusou o Novo de utilizar candidatura “laranja” para cumprir a cota de 30% de mulheres nas eleições, conforme exige a Lei 9.504/97.

“Temos até segunda-feira (14) para entrar com um embargo ou recurso”, afirmou o parlamentar, que segue exercendo suas funções enquanto aguarda definição jurídica.

“Estou trabalhando normalmente, analisando mais de 230 reivindicações oriundas da Ouvidoria da Câmara”, disse, destacando ainda que pretende destinar R$ 200 mil oriundo de emenda para a educação já na próxima semana.

O partido ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. A convenção nacional do Novo, realizada nesta sexta em Curitiba, dificultou o acesso ao advogado Leandro Souza Rosa, responsável pela defesa. Questionado pelo OBemdito via mensagem, o profissional não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Os argumentos da defesa

Ainda no processo movido na 89ª Zona Eleitoral, a defesa do Novo negou as acusações e afirmou que Clara realizou campanha efetiva, com distribuição de panfletos, ações via WhatsApp e participação em eventos. O advogado argumentou que a candidata usou recursos próprios e que a ausência de forte presença em redes sociais não caracteriza candidatura fictícia.

“Cada candidato escolhe os meios que considera mais eficazes. Juliana optou pelo contato direto com eleitores e material impresso”, disse Rosa nos autos.

O posicionamento do PSB

Rafael Marchiani Paião, advogado do PSB que moveu a ação, disse aguardar o recurso dos investigados para apresentar contrarrazões. “A sentença da juíza Sandra Lustoza foi bem fundamentada. Isso não é guerra política, mas aplicação da lei”, afirmou.

Atualização

Esta reportagem será atualizada caso haja manifestação oficial do Partido Novo ou de seus advogados, ainda nesta sexta-feira, principalmente no caso das ações a serem tomadas nos autos pelo Novo junto à Justiça Eleitoral. Confira mais detalhes sobre esse processo no OBemdito.

Rudson de Souza

Recent Posts

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

45 minutos ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

1 hora ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

2 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

2 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

3 horas ago

Inscrições para o Processo Seletivo IFPR terminam segunda; Umuarama tem 7 cursos

O IFPR encerra no dia 24 de agosto de 2026 as inscrições para o Processo…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais