Política

Vereador Lucas Grau diz que não foi notificado sobre a cassação de seu mandato

A 89ª Zona Eleitoral decidiu pela perda do mandato do vereador Lucas Gonçalves Grau (Novo) e pela inelegibilidade por oito anos de Juliana Clara Monico, também filiada ao Partido Novo, em Umuarama. No entanto, até as 15h30 desta quarta-feira (9), nem a Câmara Municipal e nem o parlamentar haviam recebido a notificação oficial da decisão judicial.

Reação do vereador e da Câmara de Umuarama

Em contato com a reportagem do OBemdito, a assessoria da Câmara de Umuarama confirmou que ainda não foi formalmente comunicada sobre a decisão.

“Não há nenhuma ação a ser tomada quanto à decisão porque não fomos notificados pela Justiça“, afirmou o vereador.

A falta de notificação oficial mantém, por enquanto, o mandato do vereador em vigor, embora a decisão judicial já tenha sido proferida.

O caso

A decisão atendeu a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo PSB, que acusou o Novo de usar candidatura “laranja” para cumprir a cota de 30% de mulheres nas eleições, conforme a Lei 9.504/97.

Na defesa do Novo, ainda no processo, o advogado Leandro Souza Rosa negou as acusações e argumentou que Juliana Clara Monico realizou atos de campanha, como distribuição de panfletos, campanha via WhatsApp e participação em eventos.

A defesa também alegou que a candidata utilizou recursos próprios e que a ausência de forte engajamento em redes sociais não prova a ausência de campanha.

“Cada candidato escolhe os meios que considera mais eficazes para sua campanha. Nem todos os candidatos possuem forte presença nas redes sociais, e Juliana Clara Monico utilizou outros métodos, como o contato direto com eleitores e a distribuição de material impresso”, argumentou, no processo, o advogado.

O que diz o AIJE

Rafael Marchiani Paião, advogado do PSB que entrou com a AIJE informou que vai aguardar o ingresso com o recurso por parte dos Investigados, para fazer as contrarrazões de recurso.

“Lembrando que a sentença da Dra. Sandra Lustoza foi muito bem fundamentada, e que isso tudo não é luta de esquerda contra direita, de bem contra o mal, mas a luta pela Justiça. E que aquele que fez algo contrário a Legislação sofra as consequências da mesma”, destacou o Paião.

Rudson de Souza

Recent Posts

Mulher de 38 anos que fingia ser menina de 12 anos e fez vítimas no PR é condenada por estelionato

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade

7 minutos ago

Nando Reis apresenta show “Voz e Violão” em Umuarama com participação de Sebastião Reis

Nando Reis é um dos principais nomes da música popular brasileira e suas composições ultrapassam…

17 minutos ago

Bope verifica explosivos em imóvel onde suspeito no caso das jovens desaparecidas foi morto

Equipe especializada de Curitiba foi acionada para averiguar possível presença de explosivos no imóvel onde…

49 minutos ago

Caso das jovens desaparecidas em Cianorte tem suspeito preso em Umuarama

Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…

1 hora ago

Sexta-feira será de sol e frio em Umuarama; calor volta nos próximos dias, prevê Simepar

Simepar prevê máxima de 20°C nesta sexta-feira (21), sem chuva; temperaturas podem chegar aos 35°C…

2 horas ago

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais