Paraná

PCPR cumpre mandados contra grupo que desviou recursos de prefeituras, incluindo Iporã

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta terça-feira (8) uma operação contra um grupo suspeito de fraude em contas de prefeituras. A ação investiga o desvio de recursos de prefeituras em cinco cidades do estado, entre elas, Iporã, na região de Umuarama.

Segundo a PCPR, foram expedidos 79 mandados judiciais. Entre eles, 43 de prisão e 36 de busca e apreensão. A operação que mira o grupo que desviou recursos apura os crimes de associação criminosa e estelionato.

A ação ocorre em nove estados. Além do Paraná, participam forças policiais do Ceará, São Paulo, Goiás, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A investigação apura o desvio de mais de R$ 3 milhões de contas bancárias ligadas às prefeituras. Além de Iporã, também são investigados desvios nas cidades de Doutor Camargo e São Manoel do Paraná, na região de Maringá, Paranapoema e Roncador.

De acordo com a polícia, os suspeitos usavam engenharia social para enganar servidores municipais. Fingiam ser funcionários de instituições bancárias ou empresas terceirizadas. Com isso, obtinham acesso a informações confidenciais. Depois, realizavam transferências ilegais para contas de empresas de fachada.

As investigações apontam que os recursos públicos eram pulverizados entre 38 beneficiários identificados. A maioria deles está nos estados do Ceará e São Paulo.

O delegado Gustavo Mendes Marques de Brito informou que o grupo solicitava atualizações de cadastro para liberar pagamentos. Com os dados em mãos, acessavam as contas públicas. A operação que mira o grupo que desviou recursos segue em andamento.

Os mandados foram autorizados pelo Judiciário paranaense. Mais prisões podem ocorrer nas próximas horas. A PCPR afirma que novas informações serão divulgadas conforme o avanço das diligências.

(OBemdito com informações AEN

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais