Paraná

PCPR cumpre mandados contra grupo que desviou recursos de prefeituras, incluindo Iporã

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta terça-feira (8) uma operação contra um grupo suspeito de fraude em contas de prefeituras. A ação investiga o desvio de recursos de prefeituras em cinco cidades do estado, entre elas, Iporã, na região de Umuarama.

Segundo a PCPR, foram expedidos 79 mandados judiciais. Entre eles, 43 de prisão e 36 de busca e apreensão. A operação que mira o grupo que desviou recursos apura os crimes de associação criminosa e estelionato.

A ação ocorre em nove estados. Além do Paraná, participam forças policiais do Ceará, São Paulo, Goiás, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

A investigação apura o desvio de mais de R$ 3 milhões de contas bancárias ligadas às prefeituras. Além de Iporã, também são investigados desvios nas cidades de Doutor Camargo e São Manoel do Paraná, na região de Maringá, Paranapoema e Roncador.

De acordo com a polícia, os suspeitos usavam engenharia social para enganar servidores municipais. Fingiam ser funcionários de instituições bancárias ou empresas terceirizadas. Com isso, obtinham acesso a informações confidenciais. Depois, realizavam transferências ilegais para contas de empresas de fachada.

As investigações apontam que os recursos públicos eram pulverizados entre 38 beneficiários identificados. A maioria deles está nos estados do Ceará e São Paulo.

O delegado Gustavo Mendes Marques de Brito informou que o grupo solicitava atualizações de cadastro para liberar pagamentos. Com os dados em mãos, acessavam as contas públicas. A operação que mira o grupo que desviou recursos segue em andamento.

Os mandados foram autorizados pelo Judiciário paranaense. Mais prisões podem ocorrer nas próximas horas. A PCPR afirma que novas informações serão divulgadas conforme o avanço das diligências.

(OBemdito com informações AEN

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Perseguição termina com suspeito morto após carro invadir faculdade no Paraná

Um homem morreu após entrar em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque, na…

3 minutos ago

Umuarama se prepara para receber 6,5 mil pessoas na fase estadual dos Jojup’s

Umuarama já iniciou os preparativos para receber a Fase Estadual dos Jogos da Juventude do…

16 minutos ago

Chuveiro ligado e mau cheiro levam vizinhos a descobrirem idoso morto no PR

Trabalhadores de uma obra vizinha estranharam o chuveiro ligado e o forte odor vindo da…

30 minutos ago

“Só tenho que agradecer a Deus”, diz mãe após corpos das primas serem localizados

Quatro meses de espera, angústia e esperança terminaram em dor para duas famílias do Paraná.…

51 minutos ago

Homem preso em Umuarama indicou onde estavam corpos de primas desaparecidas; vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) localizou nesta sexta-feira (21) os corpos das duas primas…

1 hora ago

Geladeira vira esconderijo para maconha e mulher acaba presa em Umuarama

Polícia Civil chegou ao imóvel no Jardim Tropical após receber denúncias sobre a venda de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais