Fotos: Assessoria PMU
O Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) deu início ao projeto sustentável Eco-Ceju, que transforma óleo em sabão. A iniciativa ambiental recolhe óleo de cozinha usado para transformar em sabão em pedra artesanal, o chamado ‘sabão caseiro’.
Além de contribuir diretamente para reduzir a poluição ambiental, a ação conscientiza jovens e a comunidade. Todos são orientados sobre sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.
Atualmente, o Ceju Agnaldo Mackert Barbosa conta com cinco importantes projetos de sustentabilidade realizados nas oficinas com os alunos. Os participantes cuidam da ‘Horta Comunitária’ e produzem alimentos internamente. A produção vai para os próprios alunos.
Desta forma, a proposta ajuda a incentivar o consumo saudável e sustentável. A ‘Cisterna de água da chuva’ coleta e armazena água para irrigar a horta. Desta forma, economiza água potável e promove o uso consciente deste recurso.
“Temos também a ‘Composteira’, que destina-se ao reaproveitamento de resíduos orgânicos, como cascas de frutas e legumes, transformando-os em adubo natural para uso na horta e no nosso horto medicinal, onde cultivamos espécies de plantas com propriedades medicinais, estimulando o conhecimento tradicional e natural entre os alunos”, explicou o coordenador do Ceju, professor Jeferson Ferreira.
E agora é a vez do Eco-Ceju, que coleta óleo de cozinha utilizado para produção sustentável de sabão artesanal. “Para participar desta ação, basta entregar o óleo de cozinha usado diretamente ao Centro da Juventude. Sua colaboração é fundamental para fortalecer atitudes sustentáveis em nossa cidade”, acrescentou.
O professor Jefinho, como é mais conhecido, agradeceu ao prefeito Fernando Scanavaca por dar aval ao projeto que transforma óleo usado em sabaão. Jefinho também agradeceu à secretária municipal de Assistência Social, Maria Luísa Bertoco. Os dois “aprovaram a ideia e autorizaram a realização de mais este projeto. Garantindo apoio a todas as iniciativas que o Ceju realiza, pelo bem-estar da nossa juventude e da comunidade”, completou.
A comunidade pode acompanhar as ações do Ceju através do Instagram (clique aqui).
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais