Foto: Marcos Corrêa/PR
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quarta-feira (2), o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão atendeu à manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que se posicionou contra a detenção e, além disso, solicitou o arquivamento da notícia-crime.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentou que a vereadora Liana Cristina (PT), do Recife, autora do pedido, não possui legitimidade para apresentar a solicitação ao STF. Além disso, ele ressaltou que não há provas que sustentem uma prisão preventiva.
“Inegável, além disso, a flagrante ilegitimidade ativa dos requerentes para requerer medidas cautelares. Por outro lado, os relatos dos noticiantes não contêm elementos informativos mínimos, que indiquem suficientemente a realidade de ilícito penal, justificadora da deflagração da pretendida investigação”, afirmou Gonet.
O pedido de prisão foi protocolado por Liana Cristina após Bolsonaro convocar apoiadores para um ato no Rio de Janeiro, em março. O evento teve como pauta principal a defesa da anistia para condenados e investigados por participação nos ataques de 8 de janeiro de 2023. A vereadora argumentou que a convocação poderia justificar a prisão preventiva do ex-presidente para garantir a ordem pública e a instrução processual.
Com a manifestação da PGR e a decisão de Moraes, o caso foi arquivado, afastando qualquer possibilidade de prisão imediata de Bolsonaro.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais