A participação da população é essencial para o sucesso da pesquisa, segundo o instituto (Foto AEN)
Pesquisadores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) estão em Umuarama a partir desta semana para realizar entrevistas domiciliares da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR). O trabalho, inédito no estado, visa traçar o perfil socioeconômico dos paranaenses e segue até a próxima segunda-feira (7) em 44 cidades.
Os entrevistadores estão identificados com coletes do Ipardes, crachás com foto e material informativo. As entrevistas, que duram entre 10 e 15 minutos, coletam dados sobre condições de moradia, trabalho, renda, escolaridade e hábitos alimentares. A participação da população é essencial para o sucesso da pesquisa, segundo o instituto.
As respostas são anônimas e protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo usadas apenas para fins estatísticos.
Maior levantamento estadual
A PAD-PR é o maior estudo já feito por um governo estadual sobre condições socioeconômicas. Até junho, serão ouvidos moradores de 60 mil domicílios em todo o Paraná — abrangência três vezes maior que a da PNAD Contínua, do IBGE.
Os resultados, previstos para o fim do ano, ajudarão na formulação de políticas públicas e na atração de investimentos privados. Os dados serão disponibilizados em um painel interativo com relatórios, tabelas e gráficos.
A pesquisa é financiada pelo Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que recebe 2% da receita tributária anual do governo.
(OBemdito com informações da AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais