Foto: Assessoria PMU
A Cooperuma, Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama, passará por uma revitalização com o apoio do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR). O projeto de reestruturação foi apresentado ao novo governo municipal em uma reunião realizada na última terça-feira (26/03), no gabinete da prefeitura.
O procurador do MPT-PR, André Vinícius Melatti, liderou a apresentação do plano de revitalização, desenvolvido pela Ambipar, multinacional especializada em gestão ambiental. A reunião contou com a participação do prefeito Fernando Scanavaca e secretários municipais das áreas envolvidas no projeto.
O principal objetivo do projeto é melhorar as condições de trabalho na Cooperuma, localizada no aterro sanitário municipal. Com isso, a cooperativa, que sustenta mais de 20 famílias, contará com um barracão novo e infraestrutura aprimorada. O apoio do MPT-PR viabilizará a modernização do processo de triagem e o melhor aproveitamento dos materiais recicláveis.
A revitalização conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, Segurança, Assistência Social, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Obras. O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, destacou a importância da educação ambiental para mudar a mentalidade da população. “Não basta aumentar o volume de materiais recolhidos; o descarte precisa ser feito corretamente para garantir o reaproveitamento”, explicou.
O projeto visa aumentar a eficiência da reciclagem e elevar a renda dos trabalhadores da cooperativa. Segundo o prefeito Scanavaca, a iniciativa envolverá toda a população, começando pelas escolas. “A educação ambiental será fundamental para a mudança de hábitos e melhoria na organização dos recicláveis”, afirmou.
O investimento proporcionará a construção de um novo barracão e a modernização das instalações da Cooperuma. Com o apoio do MPT-PR, o projeto fortalecerá a sustentabilidade e a inclusão social dos catadores de recicláveis de Umuarama.
(OBemdito com informações Assessoria PMU)
O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…
O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…
Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…
Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…
Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…
Este site utiliza cookies
Saiba mais