Foto: Assessoria PMU
A Cooperuma, Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama, passará por uma revitalização com o apoio do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR). O projeto de reestruturação foi apresentado ao novo governo municipal em uma reunião realizada na última terça-feira (26/03), no gabinete da prefeitura.
O procurador do MPT-PR, André Vinícius Melatti, liderou a apresentação do plano de revitalização, desenvolvido pela Ambipar, multinacional especializada em gestão ambiental. A reunião contou com a participação do prefeito Fernando Scanavaca e secretários municipais das áreas envolvidas no projeto.
O principal objetivo do projeto é melhorar as condições de trabalho na Cooperuma, localizada no aterro sanitário municipal. Com isso, a cooperativa, que sustenta mais de 20 famílias, contará com um barracão novo e infraestrutura aprimorada. O apoio do MPT-PR viabilizará a modernização do processo de triagem e o melhor aproveitamento dos materiais recicláveis.
A revitalização conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, Segurança, Assistência Social, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Obras. O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, destacou a importância da educação ambiental para mudar a mentalidade da população. “Não basta aumentar o volume de materiais recolhidos; o descarte precisa ser feito corretamente para garantir o reaproveitamento”, explicou.
O projeto visa aumentar a eficiência da reciclagem e elevar a renda dos trabalhadores da cooperativa. Segundo o prefeito Scanavaca, a iniciativa envolverá toda a população, começando pelas escolas. “A educação ambiental será fundamental para a mudança de hábitos e melhoria na organização dos recicláveis”, afirmou.
O investimento proporcionará a construção de um novo barracão e a modernização das instalações da Cooperuma. Com o apoio do MPT-PR, o projeto fortalecerá a sustentabilidade e a inclusão social dos catadores de recicláveis de Umuarama.
(OBemdito com informações Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais