Foto: Assessoria Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal de Umuarama analisou dez projetos do Executivo na sessão ordinária da última segunda-feira (24). As propostas aprovadas pelos vereadores de Umuarama envolvem a criação de secretarias, ajuste tributário, desapropriação e medidas para promoção da igualdade racial.
O Projeto de Lei Complementar 005/2025 foi o primeiro aprovado. A proposta cria as Secretarias Municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia, e de Aceleração Econômica. Também renomeia a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação para Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. O objetivo é atrair investimentos e implementar o MasterPlan – Umuarama 2050.
Outro projeto aprovado, o PL 013/2025, trata da abertura de crédito orçamentário para as novas secretarias. O recurso será usado para fortalecer políticas públicas e estimular o crescimento econômico local.
Ajustes tributários também foram debatidos. O Projeto de Lei Complementar 3/2025 corrige inconsistências na legislação municipal e reafirma a alíquota de 5% sobre determinados serviços. Outro tema abordado foi a uniformização da data-base dos servidores municipais para março. O Projeto de Lei Complementar 4/2025 visa garantir equilíbrio nos reajustes.
A Câmara aprovou também o Projeto de Lei 001/2025, autorizando a cessão de um servidor ao Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA. O PL 007/2025 permite a cessão de outro servidor ao Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).
O Legislativo também aprovou o PL 3/2025, que proíbe a adoção de logomarcas partidárias nos símbolos oficiais do município. Outra medida aprovada foi a desapropriação de um imóvel para a duplicção da Avenida Pedromiro José Fernandes.
No campo social, o PL 101/2024 criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e o Fundo Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FUMPPIR), fortalecendo a participação popular em políticas públicas.
O PL 8/2025 foi aprovado para permitir a doação de animais retirados do Programa de Incentivo ao Aumento da Produção de Leite (PRODUR) a produtores cadastrados. Por fim, foi aprovada a Moção 1/2025, que apoia o Projeto de Lei 4233/2020, do deputado Eduardo Bolsonaro, prevendo castração química para estupradores como condição para progressão de pena.
Os vereadores de Umuarama aprovaram todas as matérias por unanimidade, reforçando o alinhamento com as pautas do Executivo municipal.
(OBemdito com informações Assessoria da Câmara)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais