Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Câmara de Vereadores de Umuarama realiza sessão ordinária nesta segunda-feira (24) para discutir e votar 11 projetos de lei, incluindo três projetos de lei complementar e seis projetos de lei ordinária. Também estão pautados um Substitutivo de Projeto de Lei Ordinária, um Projeto de Decreto Legislativo e uma Moção. A maioria das propostas será analisada em primeira votação.
Dentre as proposições, destaca-se o Projeto de Lei Complementar (E) 5/2025, que trata da reestruturação administrativa do Poder Executivo Municipal. O projeto prevê mudanças em diversas secretarias, incluindo as de Comunicação, Inovação, Ciência e Tecnologia, Aceleração Econômica, Gabinete e Gestão Integrada, Fazenda, Habitação, Indústria, Comércio e Turismo, Integração Comunitária, Educação, Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e Administração de Cemitetérios e Serviços Funerários (Acesf).
Outro ponto relevante é o Projeto de Lei Complementar (E) 4/2025, que propõe a alteração da data-base do funcionalismo público municipal. Atualmente prevista na Lei Complementar nº 18/1992 e na Lei Orgânica do Município pela Emenda nº 10/2012, a data-base será alterada de maio para março. De acordo com a justificativa da prefeitura, a mudança visa garantir maior previsibilidade e equilíbrio na concessão de reajustes e outros direitos dos servidores.
Os vereadores também votarão o Projeto de Lei Ordinária (E) 13/2025, que autoriza a abertura de um crédito adicional especial de R$ 2.097.000,00 para as Secretarias Municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia e Aceleração Econômica. O objetivo é fortalecer a gestão pública e a implementação de políticas governamentais.
Outro tema em pauta é o Projeto de Lei Ordinária (E) 101/2024, que propõe a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Fundo Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FUMPPIR).
A sessão também discutirá propostas que permitem a cessão de servidores municipais para atuar no Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa) e na 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).
Por fim, será votada uma moção de apoio ao Projeto de Lei nº 4233/2020, de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro. O PL propõe condicionar a progressão de pena de estupradores à castração química. Segundo o autor, países que implementaram a medida registraram redução da reincidência desses crimes de 75% para 2%.
A sessão será realizada às 19h30 no plenário da Câmara Municipal, localizada na Av. Rio Branco, 3580, Centro Cívico. Os debates também podem ser acompanhados pelo site oficial (https://www.cmu.pr.gov.br/) e pelas redes sociais da Câmara.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais