Foto: Assessoria PMU
A tuberculose foi tema de uma palestra realizada pelo Ambulatório Municipal de Infectologia. O evento ocorreu na última quinta-feira (20) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama. O médico Celso José Gomes foi o responsável pela apresentação, que teve como público-alvo os alunos do curso técnico em enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal.
A palestra abordou os principais aspectos da tuberculose, doença infectocontagiosa que afeta os pulmões e outros órgãos, como rins, meninges e ossos. O objetivo foi conscientizar os alunos de enfermagem e futuros profissionais sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.
Criado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Combate à Tuberculose tem como missão alertar sobre o impacto global da doença. A OMS estima que um terço da população mundial está infectado pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, responsável pela tuberculose. A doença mata cerca de 1,1 milhão de pessoas anualmente no mundo.
No Brasil, a tuberculose ainda causa aproximadamente 4,7 mil mortes por ano. A falta de tratamento adequado e a demora no diagnóstico contribuem para a propagação da doença. O ciclo de transmissão é acelerado, uma vez que cada paciente com tuberculose pulmonar não tratada pode infectar entre 10 e 15 pessoas.
Fatores como desnutrição, condições sanitárias precárias, alta densidade populacional e comorbidades aumentam o risco de disseminação da tuberculose. Os principais sintomas incluem tosse persistente por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão.
A vacina BCG protege as crianças contra formas graves da doença. No entanto, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato são essenciais para evitar a transmissão. Após 15 dias de medicação, a pessoa já não transmite mais a bactéria. O tratamento dura no mínimo seis meses, sendo necessário acompanhamento médico contínuo.
O Ambulatório Municipal de Infectologia também planeja ações para o dia 27 de março, às 14h, com orientações voltadas para pessoas em situação de rua. O médico Celso José Gomes será o responsável por mais esta palestra, que ocorrerá na Apromo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3906-1033 ou (44) 98457-1044.
(OBemdito com informações Assessoria PMU)
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais