Umuarama

Pavilhão da Indústria e do Comércio na Expo Umuarama atrai centenas de visitantes

A diversidade de produtos à mostra na Expo Umuarama é fantástica! Além do gado de elite, o forte do evento, centenas de outras atrações fazem desta 50ª edição a melhor da história.

O setor da indústria e comércio nunca foi tão concorrido! Por todo o parque da Expo Umuarama há centenas de empresas fazendo bonito, mostrando novidades do mercado.

E o Pavilhão da Indústria e Comércio nunca foi tão fascinante! O ambiente enorme [de 2 mil m2] está coloridíssimo, com coisas curiosas e impressionantes para conferir. O público está curtindo cada espaço, olhando, ouvindo e aprendendo.

Há muito conhecimento para ser absorvido no Pavilhão, com a presença do Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar), da Universidade Estadual de Maringá, que ocupa metade do espaço.

O Mudi mostra projetos de extensão que transferem informações comprometidas com questões sociais. Logo na entrada do pavilhão o visitante se depara com a exposição do Laboratório de Arqueologia sobre os povos originários do Paraná [Xetá, Guarani e Caingang]. Vasilhas de cerâmica, material de caça, entre outros, podem ser vistos, no local; ao lado, estão animais empalhados, como onça, quati e puma, esqueletos e outros objetos.

Para desafiar as habilidades dos visitantes, a UEM também expôs vários jogos, nos setores de Matemática e de Física; máquinas agrícolas antigas chamam a atenção, assim como a coleção de pragas e borboletas.
Tudo é recheado de conhecimento, no Mudi. O Centro de Ciências Agrárias tem uma infinidade de projetos mostrando boas práticas agrícolas e os serviços oferecidos, via CAJ (Consultoria Agropecuária Júnior); nesse espaço, quem acertar a quantidade de grãos de soja colocados num vidro ganha um prêmio [uma horta vertical].

Alertando sobre os malefícios do cigarro, o Projeto Tabagismo expõe fetos e outros órgãos humanos, acometidos por doenças causadas por esse vício que afeta milhões de pessoas.

E o toque de glamour do Mudi fica por conta da instalação, de autoria do professor Marcílio, montada num ponto estratégico do pavilhão: as quatro estações do ano. A arte está composta por esculturas, vasos, flores e desenhos no chão, feitos com grãos de milho, trigo e feijão.

No pavilhão da Indústria e Comércio da Expo Umuarama há muitas empresas, também, de vários ramos, comercializando produtos. São daqui, da região, de várias cidades do Paraná e de fora: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Uma delas é a Caravana do Marrocos, de Pato Branco; uma franquia que vende doces com 70% menos açúcar.

Empresa do ramo de hospedagem, fotografia, brinquedos, massageadores [para cadeiras e bancos de automóveis], tapetes, frigideiras de cerâmica, roupas e de cabelo [compra].

A Liga Acadêmica de Hemapatologia, Doação e Transplante de Órgãos da Unipar também está no pavilhão, conscientizando sobre a importância de doar órgãos.

Graça Milanez

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais