Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) entregou nesta sexta-feira (14) a nova Central de Regulação de Urgência do Samu. A unidade funcionará na rua Dr. Rui Ferrez de Carvalho, 4322, na Zona I, onde já estava a sede administrativa. O local passou por uma reforma completa e agora também abriga a Central de Abastecimento Farmacêutico do serviço 192.
O prefeito de Cianorte e presidente do consórcio, Marco Antonio Franzato, afirmou que o espaço foi pensado para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no atendimento de urgências.
“Alugamos e revitalizamos este local porque acreditamos que um ambiente adequado é essencial para quem trabalha com emergências. Isso será benéfico para a população”, disse.
A coordenadora geral do Samu, Valéria Bononi Gonçalves de Souza, destacou a importância da nova estrutura. Segundo ela, a mudança representa um marco histórico para o serviço.
“Era uma necessidade do consórcio, assim como a central de abastecimento farmacêutico. Nosso presidente abraçou essa causa e agora conseguimos entregar um local moderno, com equipamentos de ponta e um ambiente mais confortável para os funcionários”, afirmou.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou que um local adequado melhora a qualidade do serviço.
“Muita gente não tem ideia do trabalho que acontece nos bastidores. Atrás do telefone, uma equipe qualificada classifica as demandas e aciona as ambulâncias. O Samu Noroeste é o maior do estado, com cinco regionais envolvidas. Com essa nova estrutura, a equipe poderá atuar de forma ainda mais eficiente”, afirmou.
O Ciuenp, responsável pela reforma, não divulgou os valores investidos na obra.
A Central de Regulação do Samu coordena e classifica os atendimentos de urgência e emergência na região. As chamadas são atendidas por técnicos de enfermagem, que avaliam a gravidade do caso e, se necessário, transferem a ligação para um médico regulador.
Dependendo da situação, a central pode acionar ambulâncias do Samu, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar ou outras unidades de resgate. O acompanhamento é feito até o encerramento do atendimento, garantindo a recepção adequada nos hospitais.
A unidade conta com dois setores: um para triagem inicial e outro com quatro médicos durante o dia e três à noite, além de dois rádio-operadores. A carga horária das equipes é de 12 horas.
O novo espaço conta com sala de descanso, cozinha, dormitórios e uma área externa com jardim. A base das ambulâncias permanece na rua Padre João Maria Daniel, 1925, no Jardim Alto da Boa Vista.
Com atendimento a 101 municípios, o Samu Noroeste é um dos maiores do Brasil em alcance. O coordenador médico do serviço, Ricardo de Oliveira, explica que a estrutura conta com 23 bases. Destas, sete possuem suporte avançado, com médicos e enfermeiros, enquanto as demais oferecem suporte básico, com técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
“Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí e Ivaiporã contam com suporte avançado. Em Paranavaí e Campo Mourão, há duas unidades desse tipo devido à demanda. As demais bases possuem suporte básico”, afirmou.
A base do Samu em Umuarama possui uma unidade de suporte avançado e quatro de suporte básico. Nos próximos meses, o município deverá receber mais uma ambulância de suporte avançado, ampliando a cobertura na região.
“Já fizemos o pedido e ele foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Agora aguardamos o calendário para saber quando entrará em funcionamento. A previsão é que ocorra ainda este ano”, disse Valéria Bononi Gonçalves de Souza.
A troca de ambulâncias a cada cinco anos é uma das preocupações do Samu Noroeste. Segundo Beto Preto, o governo federal entregou recentemente 25 novos veículos para a região, garantindo que a frota permaneça atualizada.
“Quando há demora na renovação por parte do governo federal, fazemos ajustes, mas agora, com os novos veículos, o trabalho será facilitado e a qualidade do atendimento garantida”, afirmou.
O evento contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, da coordenadora geral do Samu, Valéria Bononi Gonçalves de Souza, e do presidente do Ciuenp, Marco Antonio Franzato. Também compareceram os deputados estaduais Adriano José e Flávia Francischini, a chefe da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, Viviane Herreira, o prefeito Fernando Scanavaca, além de vereadores, representantes da área da saúde da região e funcionários do Samu.
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Este site utiliza cookies
Saiba mais