Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) entregou nesta sexta-feira (14) a nova Central de Regulação de Urgência do Samu. A unidade funcionará na rua Dr. Rui Ferrez de Carvalho, 4322, na Zona I, onde já estava a sede administrativa. O local passou por uma reforma completa e agora também abriga a Central de Abastecimento Farmacêutico do serviço 192.
O prefeito de Cianorte e presidente do consórcio, Marco Antonio Franzato, afirmou que o espaço foi pensado para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no atendimento de urgências.
“Alugamos e revitalizamos este local porque acreditamos que um ambiente adequado é essencial para quem trabalha com emergências. Isso será benéfico para a população”, disse.
A coordenadora geral do Samu, Valéria Bononi Gonçalves de Souza, destacou a importância da nova estrutura. Segundo ela, a mudança representa um marco histórico para o serviço.
“Era uma necessidade do consórcio, assim como a central de abastecimento farmacêutico. Nosso presidente abraçou essa causa e agora conseguimos entregar um local moderno, com equipamentos de ponta e um ambiente mais confortável para os funcionários”, afirmou.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou que um local adequado melhora a qualidade do serviço.
“Muita gente não tem ideia do trabalho que acontece nos bastidores. Atrás do telefone, uma equipe qualificada classifica as demandas e aciona as ambulâncias. O Samu Noroeste é o maior do estado, com cinco regionais envolvidas. Com essa nova estrutura, a equipe poderá atuar de forma ainda mais eficiente”, afirmou.
O Ciuenp, responsável pela reforma, não divulgou os valores investidos na obra.
A Central de Regulação do Samu coordena e classifica os atendimentos de urgência e emergência na região. As chamadas são atendidas por técnicos de enfermagem, que avaliam a gravidade do caso e, se necessário, transferem a ligação para um médico regulador.
Dependendo da situação, a central pode acionar ambulâncias do Samu, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar ou outras unidades de resgate. O acompanhamento é feito até o encerramento do atendimento, garantindo a recepção adequada nos hospitais.
A unidade conta com dois setores: um para triagem inicial e outro com quatro médicos durante o dia e três à noite, além de dois rádio-operadores. A carga horária das equipes é de 12 horas.
O novo espaço conta com sala de descanso, cozinha, dormitórios e uma área externa com jardim. A base das ambulâncias permanece na rua Padre João Maria Daniel, 1925, no Jardim Alto da Boa Vista.
Com atendimento a 101 municípios, o Samu Noroeste é um dos maiores do Brasil em alcance. O coordenador médico do serviço, Ricardo de Oliveira, explica que a estrutura conta com 23 bases. Destas, sete possuem suporte avançado, com médicos e enfermeiros, enquanto as demais oferecem suporte básico, com técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
“Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí e Ivaiporã contam com suporte avançado. Em Paranavaí e Campo Mourão, há duas unidades desse tipo devido à demanda. As demais bases possuem suporte básico”, afirmou.
A base do Samu em Umuarama possui uma unidade de suporte avançado e quatro de suporte básico. Nos próximos meses, o município deverá receber mais uma ambulância de suporte avançado, ampliando a cobertura na região.
“Já fizemos o pedido e ele foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Agora aguardamos o calendário para saber quando entrará em funcionamento. A previsão é que ocorra ainda este ano”, disse Valéria Bononi Gonçalves de Souza.
A troca de ambulâncias a cada cinco anos é uma das preocupações do Samu Noroeste. Segundo Beto Preto, o governo federal entregou recentemente 25 novos veículos para a região, garantindo que a frota permaneça atualizada.
“Quando há demora na renovação por parte do governo federal, fazemos ajustes, mas agora, com os novos veículos, o trabalho será facilitado e a qualidade do atendimento garantida”, afirmou.
O evento contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, da coordenadora geral do Samu, Valéria Bononi Gonçalves de Souza, e do presidente do Ciuenp, Marco Antonio Franzato. Também compareceram os deputados estaduais Adriano José e Flávia Francischini, a chefe da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, Viviane Herreira, o prefeito Fernando Scanavaca, além de vereadores, representantes da área da saúde da região e funcionários do Samu.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais