Umuarama

Samu inaugura nova Central de Regulação de Urgência em Umuarama

O Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) entregou nesta sexta-feira (14) a nova Central de Regulação de Urgência do Samu. A unidade funcionará na rua Dr. Rui Ferrez de Carvalho, 4322, na Zona I, onde já estava a sede administrativa. O local passou por uma reforma completa e agora também abriga a Central de Abastecimento Farmacêutico do serviço 192.

O prefeito de Cianorte e presidente do consórcio, Marco Antonio Franzato, afirmou que o espaço foi pensado para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no atendimento de urgências.

“Alugamos e revitalizamos este local porque acreditamos que um ambiente adequado é essencial para quem trabalha com emergências. Isso será benéfico para a população”, disse.

A coordenadora geral do Samu, Valéria Bononi Gonçalves de Souza, destacou a importância da nova estrutura. Segundo ela, a mudança representa um marco histórico para o serviço.

“Era uma necessidade do consórcio, assim como a central de abastecimento farmacêutico. Nosso presidente abraçou essa causa e agora conseguimos entregar um local moderno, com equipamentos de ponta e um ambiente mais confortável para os funcionários”, afirmou.

O impacto no atendimento

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressaltou que um local adequado melhora a qualidade do serviço.

“Muita gente não tem ideia do trabalho que acontece nos bastidores. Atrás do telefone, uma equipe qualificada classifica as demandas e aciona as ambulâncias. O Samu Noroeste é o maior do estado, com cinco regionais envolvidas. Com essa nova estrutura, a equipe poderá atuar de forma ainda mais eficiente”, afirmou.

O Ciuenp, responsável pela reforma, não divulgou os valores investidos na obra.

Como funciona a regulação do Samu

A Central de Regulação do Samu coordena e classifica os atendimentos de urgência e emergência na região. As chamadas são atendidas por técnicos de enfermagem, que avaliam a gravidade do caso e, se necessário, transferem a ligação para um médico regulador.

Dependendo da situação, a central pode acionar ambulâncias do Samu, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar ou outras unidades de resgate. O acompanhamento é feito até o encerramento do atendimento, garantindo a recepção adequada nos hospitais.

A unidade conta com dois setores: um para triagem inicial e outro com quatro médicos durante o dia e três à noite, além de dois rádio-operadores. A carga horária das equipes é de 12 horas.

Estrutura e acomodações

O novo espaço conta com sala de descanso, cozinha, dormitórios e uma área externa com jardim. A base das ambulâncias permanece na rua Padre João Maria Daniel, 1925, no Jardim Alto da Boa Vista.

Samu Noroeste: um dos maiores do país

Com atendimento a 101 municípios, o Samu Noroeste é um dos maiores do Brasil em alcance. O coordenador médico do serviço, Ricardo de Oliveira, explica que a estrutura conta com 23 bases. Destas, sete possuem suporte avançado, com médicos e enfermeiros, enquanto as demais oferecem suporte básico, com técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

“Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí e Ivaiporã contam com suporte avançado. Em Paranavaí e Campo Mourão, há duas unidades desse tipo devido à demanda. As demais bases possuem suporte básico”, afirmou.

Mais uma unidade avançada para Umuarama

A base do Samu em Umuarama possui uma unidade de suporte avançado e quatro de suporte básico. Nos próximos meses, o município deverá receber mais uma ambulância de suporte avançado, ampliando a cobertura na região.

“Já fizemos o pedido e ele foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Agora aguardamos o calendário para saber quando entrará em funcionamento. A previsão é que ocorra ainda este ano”, disse Valéria Bononi Gonçalves de Souza.

Renovação da frota do Samu

A troca de ambulâncias a cada cinco anos é uma das preocupações do Samu Noroeste. Segundo Beto Preto, o governo federal entregou recentemente 25 novos veículos para a região, garantindo que a frota permaneça atualizada.

“Quando há demora na renovação por parte do governo federal, fazemos ajustes, mas agora, com os novos veículos, o trabalho será facilitado e a qualidade do atendimento garantida”, afirmou.

Presenças na inauguração

O evento contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, da coordenadora geral do Samu, Valéria Bononi Gonçalves de Souza, e do presidente do Ciuenp, Marco Antonio Franzato. Também compareceram os deputados estaduais Adriano José e Flávia Francischini, a chefe da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, Viviane Herreira, o prefeito Fernando Scanavaca, além de vereadores, representantes da área da saúde da região e funcionários do Samu.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Lula diz a Trump que justificativas para tarifaço contra o Brasil são infundadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (21) para o presidente dos…

3 minutos ago

Aposentado perde R$ 2,8 mil após transferências não reconhecidas em Douradina

Um aposentado de 74 anos relatou ter sido vítima de estelionato após identificar quatro transferências…

32 minutos ago

Criminoso pula muro, invade comércio e furta bebidas em Brasilândia do Sul

Um comerciante de 61 anos teve o estabelecimento invadido durante a madrugada desta sexta-feira (21),…

41 minutos ago

Hudson considera elucidado caso de primas desaparecidas em Cianorte; com vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) considera elucidado o caso do desaparecimento de Letycia Garcia…

45 minutos ago

Jovem denuncia ex por invadir casa, fazer ameaças e causar ferimentos em Altônia

Um jovem de 24 anos denunciou a ex-companheira, de 22 anos, por invadir sua residência,…

55 minutos ago

Motociclista sem CNH se envolve em acidente no cruzamento das avenidas Maringá e Astorga

Um motociclista de 30 anos, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação, se envolveu em…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais