Cotidiano

Polícia Civil de Iporã resgata dois cães em situação de maus-tratos e prende um homem

A Polícia Civil (PCPR) de Iporã resgatou dois cães que estavam em situação de maus-tratos e prendeu um homem nesta quarta-feira (12). Um cachorro adulto foi localizado em Francisco Alves e um filhote estava na casa do detido em Iporã.

O delegado da 15ª Delegacia Regional de Iporã (DRP), Luã Mota, divulgou informações sobre a situação. A ação foi desencadeada após o registro de um boletim de ocorrência na última segunda-feira (10). O denunciante relatou o abandono de um animal na cidade de Francisco Alves e outro em Iporã. Os dois cachorros estavam em condições precárias.

O suspeito do crime de maus-tratos havia se mudado para Iporã. Os policiais o localizaram em sua casa nesta quarta.

No local, a equipe da PCPR encontrou um filhote em situação de extrema negligência, desprovido de alimentação, água e proteção. O cãozinho estava exposto ao tempo e em meio às suas próprias fezes.

Diante da situação, os policiais deram voz de prisão ao morador e o conduziram até a cidade de Francisco Alves. No município vizinho havia outro animal sofrendo maus-tratos. O cachorro de grande porte estava em condições similares às do filhote.

Segundo o delegado, o animal adulto foi entregue ao responsável legal pela habitação dos imigrantes de Francisco Alves. A presidente da SOS Animais de Iporã ficou com a guarda do filhote. Ela assumiu a responsabilidade por seus cuidados. Os policiais e os novos tutores ofertaram alimentação adequada aos cachorros e eles receberam os devidos cuidados veterinários e abrigo seguro.

Maus-tratos é crime no Brasil

A Polícia Civil reforça seu compromisso com a proteção dos animais. Além disso, a PCPR enfatiza a importância da conscientização e da denúncia em casos de maus-tratos, uma vez que tal prática é passível de severas sanções legais.

Maltratar animais é crime no Brasil conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.

Fotos e vídeo: PCPR/Iporã

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

43 segundos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

21 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

48 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais