Cotidiano

Polícia Civil de Iporã resgata dois cães em situação de maus-tratos e prende um homem

A Polícia Civil (PCPR) de Iporã resgatou dois cães que estavam em situação de maus-tratos e prendeu um homem nesta quarta-feira (12). Um cachorro adulto foi localizado em Francisco Alves e um filhote estava na casa do detido em Iporã.

O delegado da 15ª Delegacia Regional de Iporã (DRP), Luã Mota, divulgou informações sobre a situação. A ação foi desencadeada após o registro de um boletim de ocorrência na última segunda-feira (10). O denunciante relatou o abandono de um animal na cidade de Francisco Alves e outro em Iporã. Os dois cachorros estavam em condições precárias.

O suspeito do crime de maus-tratos havia se mudado para Iporã. Os policiais o localizaram em sua casa nesta quarta.

No local, a equipe da PCPR encontrou um filhote em situação de extrema negligência, desprovido de alimentação, água e proteção. O cãozinho estava exposto ao tempo e em meio às suas próprias fezes.

Diante da situação, os policiais deram voz de prisão ao morador e o conduziram até a cidade de Francisco Alves. No município vizinho havia outro animal sofrendo maus-tratos. O cachorro de grande porte estava em condições similares às do filhote.

Segundo o delegado, o animal adulto foi entregue ao responsável legal pela habitação dos imigrantes de Francisco Alves. A presidente da SOS Animais de Iporã ficou com a guarda do filhote. Ela assumiu a responsabilidade por seus cuidados. Os policiais e os novos tutores ofertaram alimentação adequada aos cachorros e eles receberam os devidos cuidados veterinários e abrigo seguro.

Maus-tratos é crime no Brasil

A Polícia Civil reforça seu compromisso com a proteção dos animais. Além disso, a PCPR enfatiza a importância da conscientização e da denúncia em casos de maus-tratos, uma vez que tal prática é passível de severas sanções legais.

Maltratar animais é crime no Brasil conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.

Fotos e vídeo: PCPR/Iporã

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais