Política

Deputado propõe reduzir para 5 dias o prazo para negativação de inadimplentes no Paraná

Uma subemenda ao Projeto de Lei 659/2024, que trata da Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta do deputado Fabio Oliveira (Podemos) busca reduzir o prazo de negativação de inadimplentes e trazer mais transparência ao processo. A medida visa proteger os consumidores que pagam suas contas em dia e corrigir distorções no sistema de crédito.

Atualmente, consumidores que honram seus compromissos financeiros são penalizados com juros mais altos devido à inadimplência de outros. A emenda propõe uma mudança: antes da negativação, o consumidor inadimplente será notificado por um meio comprovado. O aviso será enviado ao endereço fornecido pelo próprio consumidor, e ele terá 5 dias úteis para regularizar a dívida ou renegociá-la.

Essa alteração no prazo de negativação visa dar mais justiça ao sistema, permitindo que os consumidores não sejam pegos de surpresa com a inclusão de seus nomes nos cadastros de proteção ao crédito. O deputado Fabio Oliveira destaca que essa mudança pode evitar restrições desnecessárias e garantir mais transparência para os bons pagadores.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC), realizada pela CNC e Fecomércio PR, a inadimplência no Paraná é de 12%, bem abaixo da média nacional de 29%. Apesar de representar uma parcela menor da população, a inadimplência impacta diretamente o custo do crédito, tornando financiamentos mais caros, como os de imóveis e veículos.

A emenda tramita na Assembleia Legislativa desde o dia 9 de dezembro e foi aprovada nas comissões de Constituição e Justiça e de Indústria e Comércio. O próximo passo é a votação em plenário. O deputado Fabio Oliveira ressalta que o processo legislativo está sendo conduzido com transparência e diálogo com o setor produtivo. Ele conta com o apoio da Faciap e da ACP, que representam mais de 80 mil empresas no Paraná.

Com essa emenda, o deputado defende que quem honra seus compromissos não deve ser penalizado pelos inadimplentes. Para ele, a regra atual, que permite a negativação após 30 dias de atraso, não resolve o problema e não ajuda o consumidor a reorganizar suas finanças.

(OBemdito com Assessoria Alep)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais