Cotidiano

PF prende 3 pessoas no Paraná em operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (12) uma operação nacional de combate ao abuso sexual infantojuvenil. Os policiais cumpriram simultaneamente 72 mandados de busca e apreensão em 22 estados. No Paraná, os agentes deram cumprimento a 9 mandados e fizeram 3 prisões em flagrante.

A operação Proteção Integral combate os crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Os criminosos agem principalmente na internet. Através da operação, a PF busca identificar e prender pessoas que tenham o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.

As prisões em flagrante no Paraná aconteceram nas cidades de Ponta Grossa, Londrina e Maringá. Além disso, os policiais cumpriram mandados em Ponta Grossa (3 ordens judiciais), Curitiba (1), Londrina (2), Foz do Iguaçu (1), Paranaguá (1) e Maringá (1).

A força-tarefa contou com a participação de cerca de 340 policiais federais. Os agentes realizaram 17 prisões em flagrante durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

A operação é orientada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF. O foco é a identificação e a prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.

Operação nacional Proteção Integral

O nome da operação foi escolhido porque o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº 8.009/1990) estabelece já em seu artigo 1º a proteção integral das crianças e dos adolescentes. Ademais, o ECA assegura a esses sujeitos o gozo de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (art. 3º).

Além disso, a Constituição Federal em seu art. 227, caput, estabelece que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Conforme a PF, “não restam dúvidas quanto ao grau de lesividade que os delitos cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil acarretam nas crianças e os adolescentes. A operação, portanto, é uma forma da Polícia Federal dar cumprimento aos dispositivos constitucionais e legais que estabelecem a absoluta prioridade e a proteção integral às vítimas desses delitos”.

A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.

Balanço da operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

– Estados participantes: 22

– Quantidade de mandados de busca e apreensão expedidos: 73

– Quantidade de prisões preventivas expedidas: 6

– Efetivo mobilizado: 340 Policiais Federais

– Prisões em flagrante: 26

– Inquéritos policiais instaurados: 60

(OBemdito com informações da PF)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais