Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Cachorro-do-mato é encontrado morto na Estrada Bonfim, em Umuarama

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Cachorro-do-mato é encontrado morto na Estrada Bonfim, em Umuarama
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 11 de março de 2025 às 14h55 - Modificado em 11 de março de 2025 às 14h55

Um cachorro-do-mato, também conhecido como graxaim, foi encontrado morto às margens da Estrada Bonfim, que liga o Parque de Exposições de Umuarama ao Shopping Palladium. Há indícios de que o animal foi vítima de um atropelamento.

Segundo testemunhas, o animal estava nas proximidades da entrada do Campus Veterinário da Unipar pouco antes das 14h. Além disso, como a rodovia é uma das vias de saída de Umuarama, é possível que algum veículo tenha atingido o animal e seguido viagem. Todavia, não há nenhum ferimento aparente no graxaim, então não há como afirmar com certeza.

OBemdito entrou em contato com o Instituto Água e Terra de Umuarama, que disse que irá enviar uma equipe ao local para recolher o graxaim morto. Posteriormente os técnicos devem dar a destinação correta ao animal.

Whatsapp Image 2025 03 11 At 14.45.31

O animal

O graxaim, também conhecido como cachorro-do-mato, é um mamífero da família dos canídeos encontrado em diversas regiões do Brasil. Eles possuem hábitos noturnos e são onívoros, alimentando-se de pequenos vertebrados, insetos, frutas e até restos de alimentos descartados por humanos.

Adaptáveis, conseguem sobreviver em diferentes ambientes, como matas, campos e áreas de transição entre florestas e regiões urbanizadas. A presença de um graxaim próximo à zona urbana pode estar relacionada à perda de habitat natural. A mudança geralmente ocorre pelo desmatamento e pela expansão das cidades, além da busca por alimento em locais onde há descarte irregular de resíduos.

Rodovias próximas a áreas verdes representam risco para esses animais, pois são frequentemente atropelados ao tentarem cruzar vias em busca de abrigo ou comida.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.