Umuarama

Sanepar emite alerta de desabastecimento em Umuarama devido à baixa no Rio Piava

A Sanepar emitiu um aviso de utilidade pública para informar sobre o comprometimento do abastecimento de água em Umuarama. O problema ocorre devido à baixa vazão do Rio Piava, somada às altas temperaturas e ao consumo elevado de água. A previsão é que o abastecimento se normalize neste domingo (09), de forma gradativa.

A baixa do nível do Rio Piava afeta o abastecimento de água

O baixo nível do Rio Piava, aliado à escassez de chuvas nos últimos dias, tem dificultado a produção e distribuição de água em Umuarama. O consumo excessivo registrado para o período agrava ainda mais a situação. A Sanepar alerta que pode haver oscilações de pressão ou até desabastecimento em algumas regiões da cidade neste sábado (08).

Orientação da Sanepar sobre uso econômico de água

Diante da situação emergencial, a empresa recomenda que a população faça uso econômico da água. O consumo deve ser prioritariamente destinado à alimentação e higiene. O desperdício de água pode agravar ainda mais o problema, tornando o abastecimento ainda mais instável.

A Sanepar destaca que os moradores que não possuem caixa-d’água em seus imóveis podem enfrentar desabastecimento. A recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de, no mínimo, 500 litros, garantindo o abastecimento por pelo menos 24 horas.

Sanepar pede colaboração da população

A Sanepar solicita a colaboração de todos para evitar o desperdício e garantir o abastecimento de água para todos os moradores. A empresa também reforça a importância de ter uma reserva de água adequada e de seguir as orientações durante esse período.

Como entrar em contato com a Sanepar

A Sanepar disponibiliza atendimento 24 horas pelo telefone 0800 200 0115. Para mais informações, também é possível utilizar o aplicativo Sanepar Mobile ou acessar o site oficial da empresa,

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais