Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) confirmou que o comércio de rua do município funcionará normalmente nesta terça-feira de Carnaval.
O comunicado é do dia 24 de fevereiro, quando a associação informou que, tanto na segunda-feira (3) quanto na terça-feira (4) desta semana, as lojas de rua abrirão nos horários habituais: das 9h às 18h.
A justificativa para o funcionamento normal do comércio em Umuarama é o fato de o Carnaval não fazer parte do calendário oficial de feriados nacionais. Apesar de muitas empresas tradicionalmente concederem folga aos seus colaboradores, a data é ponto facultativo.
Segundo especialistas, há duas situações em que o empregador não pode evitar conceder folga aos funcionários: se a cidade ou o estado decretarem o Carnaval como feriado em seus calendários oficiais ou se houver um acordo ou convenção coletiva firmado entre o sindicato dos empregados e a empresa.
Em muitos casos, patrões e empregados chegam a um acordo por meio da compensação de jornada, o famoso “banco de horas”. Ou seja, o funcionário compensa os dias de folga com horas extras realizadas anteriormente ou a serem cumpridas posteriormente.
Já no setor público, não há expediente justamente por se tratar de um ponto facultativo.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais