Foto: Assessoria Sanepar
Os rios que abastecem Cianorte e Umuarama já sentem os efeitos da estiagem e deixam a Sanepar em alerta. O Rio Piava em Umuarama perdeu cerca de 45% da vazão normal. O Ribeirão Bolivar em Cianorte teve a vazão reduzida em 30% e o abastecimento está sendo complementado pelos 11 poços que integram o sistema. A elevação da temperatura prevista para os próximos dias deve provocar aumento no consumo de água da região.
“Nos dias mais quentes e fins de semana a tendência é um consumo maior e, como o momento exige a atenção de todos, a água deve ser utilizada adequadamente evitando desperdícios”, diz o gerente regional da Sanepar Ezequiel de Souza Ribeiro. Nas duas cidades, a Sanepar está produzindo água o suficiente para abastecer a população. Em Cianorte, são mais de 15,6 milhões de litros por dia e, em Umuarama, a produção ultrapassa os 25 milhões de litros de água dia.
Apesar disso, a empresa recomenda que as limpezas mais pesadas de fachadas, calçadas e carros devem ser evitadas. Recomenda-se o uso de balde e pano e o aproveitamento da água da lavagem ou do enxágue das roupas. Outras dicas são reduzir o tempo de banho e fechar as torneiras ao lavar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça.
Conter os vazamentos em canos, chuveiros, torneiras e descargas dos banheiros também contribui com a economia. Ao perceber vazamento na rua ou em vias públicas deve-se avisar a Sanepar imediatamente pelo telefone 0800 200 0115.
(Assessoria Sanepar)
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais