Foto: Arquivo Mudi / UEM
Imagine ter a oportunidade de experimentar parte do treinamento de um astronauta e sentir como é estar em um ambiente de gravidade zero. Durante a Expo Umuarama, no Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Mudi), estudantes e a comunidade em geral poderão vivenciar essa experiência.
O Giroscópio Humano é apenas uma das atrações que o Mudi traz para a feira. Com o objetivo de aproximar jovens e adultos do mundo da ciência e tecnologia, o museu promete proporcionar uma imersão em diversas áreas do conhecimento.
Outra atração imperdível é a exposição sobre a Mata Atlântica. Por meio de réplicas de animais que habitam esse bioma — que já cobriu quase todo o Paraná — os visitantes poderão compreender melhor a importância da preservação e a riqueza da nossa floresta.
Além disso, o Mudi traz o espaço de entomologia, com os insetos, artigos e peças dos povos originários do Paraná (incluindo a etnia Xetá) e o ‘Matemativa’, onde peças e brincadeiras interativas tornam os cálculos mais divertidos.
E tem mais. Na Física, duas experiências vão mexer com as emoções dos visitantes. Uma delas é o famoso gerador de ‘Van de Graff’, a esfera de metal que arrepia os cabelos de quem entrar em contato. A outra é a mini-montanha-russa. O experimento, que simula uma pane no sistema elétrico do brinquedo, será utilizado para ilustrar conceitos de física de forma prática e envolvente.
O tour de conhecimento pela Expo Umuarama não termina no Mudi. A Fazendinha também chega com a missão de apresentar as novidades do setor agrícola e, principalmente, demonstrar como é possível produzir de maneira sustentável.
Este ano o tema é “Caminhos da Merenda Escolar”. De uma forma lúdica e prática os técnicos irão apresentar qual o percurso que os alimentos fazem para se tornar refeição nas unidades de ensino. O foco estará nas hortaliças, que serão expostas em canteiros. Ao final da apresentação, os estudantes irão plantar sementes de hortaliças e levá-las para as escolas.
Com o apoio da Sociedade Rural, SEAB, IDR-Paraná, ADAPAR, UEM, UNIPAR, IFPR, CAEU Prefeitura de Umuarama e Tecfértil o espaço contará com exposições, palestras curtas e exemplos práticos de como a produção rural pode ser eficiente e lucrativa sem prejudicar o meio ambiente.
A tradicional área da Fazendinha, no Parque de Exposições, deve receber mais de 5 mil visitantes, especialmente estudantes, que terão a oportunidade de conhecer as atividades rurais e compreender como o campo e a cidade precisam caminhar juntos.
(Assessoria SRU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais