Graça Milanez

Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes não fará o carnaval de rua em Umuarama neste ano

Infelizmente a Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes não conseguirá fazer o carnaval de rua em Umuarama neste ano. As verbas que foram conquistadas para a ‘festa na avenida’ não chegaram a tempo e a retomada do desfile carnavalesco na Capital da Amizade deve ficar para 2026.

Em Umuarama, como em tantas outras cidades do Brasil, o carnaval de rua é uma tradição. Sempre foi prioridade da Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes, a única que restou para manter acesa a chama do samba na avenida. Tempos atrás, nos domingos de carnaval à noite, milhares de pessoas se amontoavam nas calçadas da Avenida Paraná para ver o desfile. Eram sempre mais de três mil disputando espaço para ver os cerca de cem passistas.

Isso aconteceu até 2016, quando, por motivo da saúde debilitada do fundador Armando da Silva, não houve desfile nos anos seguintes (ele veio a falecer em 2023). No ano passado a escola de samba foi reativada e voltou a fazer parte da cena cultural, participando de vários eventos (como o UmuAfro).

“Antes de falecer, Armando pediu muito para continuarmos ‘tocando’ a escola, mantendo o carnaval. Estamos nos esforçando para isso”, diz a viúva Marilza Quintino, que fundou a Unidos da Vila Tiradentes junto com o marido. “A gente sempre teve a Escola como uma missão. Afinal, o samba é um patrimônio imaterial do Brasil e Umuarama tem o privilégio de ter pessoas comprometidas em cuidar disso”, acrescenta.

Marilza Quintino, fundadora e presidente da Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes

Esse ano não tem escola de samba na avenida

Mas, lamentando, confirmou que não será desta vez que a Escola de Samba volta com tudo. “Não teremos carnaval de rua porque as verbas prometidas não chegaram a tempo. Nos empenhamos, corremos atrás, fizemos vários contatos, mas não conseguimos”, confirma a presidente da entidade.

Ela não soube explicar os motivos do atraso: “Mas vão chegar… E com essas verbas, pretendemos fazer bonito na avenida, então, no ano que vem”, garante. Segundo ela, a Escola conseguiu verba municipal, via Câmara dos Vereadores, e federal, via deputado Zeca Dirceu [estadual, não foi requerida].

Integrantes da Escola de Samba Unidos da Vila Tiradentes na chegada, em Cruzeiro do Oeste

‘Beach Folia’

Mas, pelo menos, uma mostra do que faz, a turma da Unidos da Vila Tiradentes já teve o prazer de dar. Foi no final de semana, em Cruzeiro do Oeste, no evento ‘Beach Folia’, do Arena 3. Os organizadores do ‘grito de carnaval’ da cidade vizinha convidaram a Unidos para abrilhantar o baile.

Participaram os integrantes da bateria, a ala das baianas, mestre-sala, porta-bandeira e outros passistas. Mais de vinte exibiram a ginga que assegura a beleza da arte do samba. Na liderança dos trabalhos, junto com a presidente e demais membros da diretoria, estão filhas – Yara e Yeda – e netos – Murillo, Luan e Gustavo – dos fundadores, garantindo a sequência da Escola de Samba.

Marilza com as filhas Yeda e Yara e os netos Murillo, Luan e Gustavo
Josi Trettel, porta-bandeira, e Valtemir Fernandes, o Carioca, mestre-sala
Graça Milanez

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

7 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais