Foto: Danilo Martins/OBemdito
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta terça-feira (18) contra a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), classificando-a como “estarrecedora e indignante”. Segundo os advogados, a peça acusatória não apresenta provas que vinculem Bolsonaro a qualquer plano de ruptura democrática.
A PGR acusa Bolsonaro de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito. Há também acusação por golpe de Estado, dano qualificado contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e participação em organização criminosa. Em suma, as penas podem chegar a 43 anos de prisão, além de um possível prolongamento da inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em nota, os advogados afirmam que, após dois anos de investigações e buscas em seus telefones, nenhuma mensagem comprova a participação do ex-presidente. Além disso, a acusação, segundo a defesa, se baseia exclusivamente na delação premiada de Mauro Cid, que teria mudado sua versão diversas vezes.
“A PGR chega ao cúmulo de atribuir a Bolsonaro envolvimento em planos contraditórios entre si, sem qualquer elemento concreto que o conecte às alegações”, diz a nota. Ademais, os advogados reforçam que Bolsonaro confia na Justiça e acreditam que a denúncia não passará.
Mais cedo, durante uma visita ao Senado, Bolsonaro disse estar tranquilo em relação à denúncia. “Não tenho nenhuma preocupação quanto às acusações, zero”, afirmou a jornalistas. Ele questionou a existência da chamada “minuta do golpe” e as provas contra ele, afirmando que não teve acesso às delações.
Além do ex-presidente, outras 33 pessoas receberam denúncias. Nesse sentido, estão incluídos ex-ministros como Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres, além de 23 militares das Forças Armadas. No momento, seis dos acusados estão presos preventivamente, incluindo Braga Netto.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais