Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (18), revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno, caso as eleições presidenciais ocorressem hoje. No levantamento, Bolsonaro registrou 45,1% das intenções de voto, enquanto Lula alcançou 40,2%.
Diante da inelegibilidade de Bolsonaro, o Instituto Paraná Pesquisas, portanto, testou cenários alternativos. Nesse contexto, Michelle Bolsonaro (PL), que atualmente ocupa o cargo de presidente do PL Mulher, despontou como a opção mais competitiva dentro do bolsonarismo. Além disso, pela primeira vez em mais de um ano, ela superou Lula em uma simulação de segundo turno, alcançando 42,9% contra 40,5%. Dessa forma, o resultado configura um empate técnico dentro da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais.
Apesar do desempenho no segundo turno, Lula segue na liderança quando analisado o primeiro turno. No cenário estimulado, o atual presidente soma 34,1% das intenções de voto, enquanto Michelle aparece com 27,2%.
O levantamento avaliou outros nomes no cenário eleitoral. Ciro Gomes (PDT) obteve 9% das intenções de voto, seguido pelo cantor Gusttavo Lima (8,7%), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (4,7%), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (3,1%), e o governador do Pará, Helder Barbalho (1,3%).
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam seus candidatos sem uma lista pré-definida, Lula foi mencionado por 19% dos eleitores, enquanto Bolsonaro apareceu com 17,6%, configurando um empate técnico. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, foi o terceiro nome mais citado, mas com apenas 1,3% das menções, ficando distante dos líderes.
Em um cenário estimulado, Bolsonaro também superaria Lula, com 36% contra 33,8%. Já Tarcísio, visto como possível herdeiro político do bolsonarismo, perderia para Lula por 34,1% a 21,9%.
O Instituto Paraná Pesquisas analisou ainda um cenário sem Lula, testando a candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Os dados apontaram que tanto Michelle Bolsonaro quanto Tarcísio de Freitas venceriam o ministro, evidenciando desafios para o governo federal em viabilizar um nome competitivo caso Lula opte por não disputar a reeleição.
Nos bastidores políticos, discute-se a possibilidade de Lula não concorrer em 2026, especialmente diante da queda na avaliação do governo registrada em diferentes levantamentos recentes.
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.010 eleitores em 162 municípios, abrangendo 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais