Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Ritual indígena com ayahusca acontece em Umuarama neste sábado

Ritual indígena com ayahusca acontece em Umuarama neste sábado
Paula Damacena
OBemdito
17 de setembro de 2021 13h35

Uma cerimônia espiritual com música sagrada do povo Yawanawá será realizada em Umuarama neste sábado (18).  Os tradicionais rituais dos Yawanawás são o Uni (Ayahuasca) e Rume (Rapé). Eles têm como objetivo a purificação e reenergização da cura por meio de cerimônias espirituais.

A ayahuasca é feita de plantas nativas da Amazônia (cipó mariri ou jagube e folhas do arbusto) e rapé feito de tabaco e cinzas de árvores. Confira acima a entrevista com o Xinu Yawanawá.

O índio Xinu Yawanawá veio da Floresta Amazônia, no Acre, pela primeira vez ao Paraná e durante o tour pelo estado tem feito varias cerimônias espirituais de cura por meio da energia da floresta. “É uma cultura muito forte e que tem ganhado vários adeptos. É um momento de espiritualidade e de conexão com os nossos antepassados”, observou Xinu.

O rito conta com o uso da medicina indígena que é um medicamento natural ayahuasca. Durante a celebração os adeptos tem um momento de silêncio e reflexão. Momento de conexão entre o ser humano e Deus.

O chá de ayashuaca é utilizado de maneira ritualística em diversas religiões. Ele tem como forma de expandir a mente, além de alcançar a evolução espiritual e promover o autoconhecimento.

“Essa cultura ainda no Paraná não é muito disseminada, mas tenho visto que outros Estados estão aderindo e muito e uma forma de conhecer o interior e fazer uma reflexão do mundo e situação em que vive”, destacou Xinu.

O ritual espiritual traz uma grande conexão ao ser humano com o céu. Participar é como viver na fonte as energias da floresta e sentir-se no Acre onde é cultuado a medicina indígena por meio do ayashuaca.

A cerimônia será neste sábado em Umuarama. O evento vai ser no sítio Estrela Dalva, entre Umuarama e Cruzeiro do Oeste. O encontro será a partir das 20h e durante algumas horas os participantes vivem um conexão com o divino por meio de musicas cultuadas pelos indígenas.

O encontro tem custo de R$ 150. O valor será para custear a viagem de Xinu do Acre para o Paraná. O restante será utilizado na Aldeia Sete Estrelas que abriga em média 95 pessoas, na região da Floresta Amazônica.

Detalhes e mais informações sobre a cerimônia podem ser obtidas por meio do telefone (44) 99992-2601.

VÍDEO COM A MÚSICA MUITO CONHECIDA PELO POVO YAWANAWÁ

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.