Umuarama

Pozzobom deve pedir liminar nas próximas horas para reverter afastamento

O prefeito Celso Pozzobom vai recorrer da decisão do Tribunal do Justiça do Paraná (TJPR) que o afastou temporariamente do mandato, no final da tarde desta quarta-feira (15).

O advogado de Pozzobom, Alessandro Silvério, disse que aguarda o acesso aos fundamentos da decisão para definir a estratégia de defesa. Até o final da manhã desta quinta-feira (16), ele ainda não tinha as informações em mãos.

“É direito da parte tomar conhecimento de qualquer decisão que esteja relacionada a ela, e isso, estranhamente, ainda não nos foi permitido”, afirmou Silvério. “Assim que tivermos o acesso, vamos agir imediatamente”, acrescentou.

A decisão do TJ se deu de forma monocrática, por um único desembargador, Laertes Ferreira Gomes, em atendimento a pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), no âmbito da operação Metástase.

A defesa de Pozzobom pode entrar com pedido de liminar no próprio Tribunal de Justiça, em Curitiba, ou em instância superior, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

A decisão liminar é dada ou negada em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito da pessoa julgada. Em casos como este de Umuarama, costuma ser rápida e pode levar de 24 horas a 15 dias para ser proferida pelo julgador.

“Mas não é possível emitir nenhum parecer com maior segurança neste exato momento porque não se sabe, não se conhece o que motivou a decisão do desembargador do TJ. Ainda está tudo muito obscuro”, explicou um experiente advogado de Umuarama, ouvido por OBemdito.  

O que precisa para o vice assumir

O vice-prefeito Hermes Pimentel Gonçalves só deve assumir após o prefeito assinar o termo de afastamento, o que ainda não teria ocorrido.

Pozzobom, por ora, só recebera um comunicado do TJ. Ele não deu expediente na Prefeitura na manhã desta quinta e também não estava em sua residência. O telefone celular permanecia desligado.

Não há necessidade de ato na Câmara de Vereadores para dar posse ao vice, mas a ciência, por escrito, de Pozzobom, é requisito fundamental.

O presidente da Câmara, Fernando Galmassi, disse que vai seguir na íntegra o regimento da Casa e acatar toda e qualquer decisão judicial.

Prefeito está sereno e confiante na justiça

Pessoas próximas de Celso Pozzobom disseram que ele está sereno e confiante no papel da justiça. O gestor tem recebido manifestações positivas de pessoas e lideranças da comunidade.

“O Celso já estava lidando com as críticas e os ataques desde o início da operação Metástase. Nas últimas horas, temos visto acenos de reconhecimento pelo bom trabalho que vem realizando no município e acredito que esse sentimento vai crescer muito”, disse um interlocutor.

Instabilidade política

Uma importante liderança local ouvida por OBemdito afirmou que Umuarama perde muito com a instabilidade política. “Não se trata de defender o prefeito ou quem quer que seja, mas o fato é que, diante de tudo o que estamos vendo e o que ainda está por vir, nós, população, é que sairemos prejudicados”.

A operação Metástase foi desencadeada no dia 5 de maio. Sete pessoas foram presas naquele momento e outras três posteriormente, sob a acusação de desvios milionários do Fundo Municipal de Saúde.

O prefeito nega qualquer envolvimento nos crimes atribuídos a ele, que também é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e um processo de cassação, ambos na Câmara de Vereadores.

Nota do Ministério Público

O MPPR emitiu a seguinte nota no início da tarde desta quinta-feira: “Confirmamos que o afastamento do prefeito de Umuarama foi a pedido do Ministério Público do Paraná, sendo essa uma das medidas cautelares que constam em denúncia oferecida pela Subprocuradoria Geral de Justiça para assuntos jurídicos, em conjunto com o Gepatria de Umuarama e o Gaeco de Cascavel, no âmbito da operação Metástase. O processo tramita sob sigilo”.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

7 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

8 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais