Foto: Reprodução/OBemdito
A onça de Umuarama continua solta, apesar das armadilhas instaladas pelo Instituto Água e Terra (IAT). Novos vídeos que circulam nas redes sociais mostram o felino em dois pontos diferentes da cidade no fim de semana.
Em uma das gravações, a onça aparece caminhando em uma pastagem atrás do Hospital do Câncer Uopeccan. No outro vídeo, o animal teria sido registrado nos fundos do Centro de Eventos Metropolitan, próximo ao Colégio Educare. OBemdito, porém, não conseguiu verificar a autenticidade das imagens.
O chefe do escritório regional do IAT, Luiz Carlos Borges Cardoso, informou que mais detalhes sobre as buscas pelo felino serão divulgados nesta segunda-feira (10). Ele estava em reunião na prefeitura quando foi contatado pela reportagem.
“A onça-parda é arisca. A população não corre risco algum. Ela tem medo do ser humano”, disse Cardoso.
Na semana passada, a onça foi vista perseguindo uma galinha no quintal de uma casa na região do Lago Aratimbó. A dona da residência estava alimentando os animais quando se deparou com o felino e se assustou com a situação. Após o ocorrido, técnicos do IAT montaram diversas armadilhas para capturá-la.
Antes disso, o animal já havia sido flagrado atravessando a Avenida Paraná, nas proximidades do hospital, em três ocasiões. Em 30 de janeiro, câmeras de monitoramento de uma propriedade rural na Avenida Portugal registraram o felino sendo seguido por cães do outro lado de uma cerca.
Em nenhuma delas, a onça representou risco à população. O primeiro avistamento ocorreu em 20 de janeiro no Lago Aratimbó. Desde então, várias tentativas de captura foram feitas para devolver o felino ao seu habitat natural.
Enquanto a onça não é capturada, o IAT reforça as recomendações para a população. Em caso de avistamento, é essencial acionar as autoridades pelos telefones (44) 3623-2300 (IAT) ou (44) 3624-7630 (Polícia Ambiental – Força Verde).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais