Depois das inundações causadas pelo excesso de chuvas em 2023, o Rio Grande do Sul volta a sofrer com um desastre climático. Desta vez, é a onda de calor que deve persistir, pelo menos, até a próxima segunda-feira (10), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O clima extremamente quente, com temperaturas acima de 42 graus, adiou a volta às aulas em várias cidades do estado. O mais preocupante, no entanto, é a estiagem, que afeta diretamente a agricultura. Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), estima em mais de 50% a perda na safra de soja.
A previsão é que a onda de calor diminua no estado neste final de semana e suba para regiões de Santa Catarina e do Paraná. Por ora, não há risco de calor excessivo aqui no noroeste, onde fica Umuarama.
As pancadas de chuvas têm amenizado a quentura. Durante a semana que se inicia neste domingo (9), deve haver uma variação entre 22º e 30º graus.
De acordo com o Inmet, uma onda de calor é identificada quando ocorre um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal habitual, independentemente de quantos dias essa elevação permaneça.
Isso destaca a variabilidade das definições usadas por diferentes entidades no acompanhamento desses eventos climáticos extremos.
Quaraí, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, teve um recorde histórico na última terça-feira (4), ao registrar 43,8º centígrados. Foi a maior temperatura registrada no estado desde 1910, quando o órgão iniciou suas medições. Pelo menos 62 municípios declararam situação de emergência.
O Climatempo informou que esta é a onda de calor com temperaturas mais elevadas registrada no Brasil, este ano, motivo de preocupação sobretudo pelas quebras no campo. O RS está entre os maiores produtores de grãos no mundo.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais