Umuarama

Scanavaca insiste em elevar para 9 metros largura mínima de lotes urbanos em Umuarama

O prefeito Fernando Scanavaca (Republicanos) disse que vai manter a proposta de aumento da largura mínima dos terrenos residenciais de Umuarama para 9 metros. O tema foi abordado na manhã desta sexta-feira (7), na audiência pública sobre as mudanças na Lei Complementar 441/2017, que faz parte do Plano Diretor do município.

O anfiteatro Haruyo Settogute ficou lotado. Representantes do setor imobiliário, entre eles o ex-prefeito Hermes Pimentel, que é empresário do ramo de loteamentos, participaram do debate. Scanavaca respondeu a todos os questionamentos e defendeu a proposta da prefeitura.

“Nós precisamos deixar o lucro de lado agora e fazer a cidade que queremos. Precisamos dar qualidade de vida para quem tem menos condições, e a largura mínima de terrenos com 9 metros é um passo para isso”, afirmou Scanavaca.

Pressão do setor imobiliário

Empresários do ramo de loteamentos, corretores de imóveis e representantes do núcleo imobiliário da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) pediram a manutenção da lei atual até que o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) analise o Plano Diretor.

“Nós não queremos que fique nos 6 e 7 metros de largura mínima estipulados hoje e ponto final. Mas a ideia é debatermos para chegarmos a um consenso. Mudar agora e depois fazer nova alteração com a proposta do CDU traz uma insegurança para o setor”, comentou um dos empresários no auditório.

Porém, Scanavaca argumentou que o tema é urgente. “Eu preciso, neste momento, dar um basta na grande quantidade de pedidos de desmembramento de lotes que chegam para nós”, argumentou, referindo-se às solicitações de divisão de terrenos que precisam da autorização da prefeitura.

Segundo o prefeito, a preocupação do município é com a multiplicação de lotes sem construção espalhados pelo perímetro urbano. “Nós temos 25 mil lotes vazios em Umuarama. Se continuarmos com essas divisões, vamos entrar em colapso”, complementou.

Preço dos imóveis

O valor das casas em Umuarama também foi debatido na audiência. Os empresários da construção civil alegaram que o aumento na largura dos terrenos deixará os lotes e as construções mais caros. A projeção do núcleo imobiliário da Aciu é de um encarecimento de até 40% nos preços.

Neste ponto, Scanavaca argumentou que a política de preços de Umuarama precisa ser revista. “É preciso fazer uma mudança radical no cenário de hoje. Se for para baixar o preço dos terrenos e vender, tem que baixar”, finalizou.

Como fica daqui pra frente?

A audiência pública também tratou da separação de 40 metros entre os novos loteamentos e da ampliação do trecho da Avenida Paraná onde os comércios precisam obedecer ao recuo de 5 metros.

Todas as mudanças propostas pela Prefeitura serão encaminhadas à Câmara de Vereadores por meio de um projeto de lei.

Scanavaca se comprometeu a debater novamente o assunto quando o CDU concluir a revisão do Plano Diretor.

Carlos Da Cruz

Formado em 2015 no curso de Jornalismo, pela Unigran - Dourados/MS. Trabalhou com telejornalismo por 9 anos. Apaixonado por esportes, principalmente futebol.

Recent Posts

Velório de José Netto Soares, o Zé Timba, será realizado nesta quarta em Francisco Alves

Familiares e amigos se despedem, a partir das 18h desta quarta-feira (8), de José Netto…

21 minutos ago

PCPR prende homem por dívida alimentícia de R$ 21,8 mil em Cruzeiro do Oeste

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem por dívida de pensão alimentícia no…

40 minutos ago

Corrida do 25º BPM será em agosto com largada no Shopping Palladium; inscrições estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 5ª Corrida do 25º Batalhão da Polícia Militar, que…

1 hora ago

Vestibular de Inverno da UEM será no domingo, com provas em Umuarama e mais 10 cidades

Os candidatos inscritos no Vestibular de Inverno 2026 da UEM (Universidade Estadual de Maringá) vão…

2 horas ago

Motociclista morre após colisão traseira com caminhão na PR-486, em Brasilândia do Sul

Um motociclista de 29 anos morreu na manhã desta quarta-feira (8) após se envolver em…

2 horas ago

MP denuncia quatro por morte de jovem em salto de rope jump

Ministério Público denunciou quatro pessoas pela morte de uma jovem de 21 anos durante um…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais