Foto: Danilo Martins/OBemdito
Os funcionários do banco Itaú em Umuarama paralisaram o atendimento nesta quinta-feira (6) por 24 horas. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Bancários de Umuarama e Assis Chateaubriand e ocorre devido à retirada de um benefício concedido aos trabalhadores.
A categoria protesta protesta contra o fim da Bolsa Educação, um subsídio de até R$ 500 mensais oferecido pelo banco para pagamento de mensalidades em faculdades privadas. O benefício foi suspenso em janeiro de 2025, o que levou os sindicatos de todo o Brasil a aderirem à paralisação.
“Até dezembro, o Itaú mantinha um acordo coletivo que previa esse auxílio aos empregados que estudam em instituições privadas. Se a mensalidade fosse menor que R$ 500, o valor era pago integralmente. Caso fosse maior, o banco cobria até esse limite”, explica Edilson José Gabriel, secretário-executivo do sindicato.
A entidade solicitou uma negociação com o banco na segunda-feira (3), mas não obteve resposta. “Diante da falta de diálogo, os sindicatos decidiram realizar essa paralisação em todo o país”, acrescenta Gabriel.
Apesar da greve dos funcionários do Itaú, que paralisou o atendimento, os caixas eletrônicos das agências continuam funcionando normalmente. “O banco foi autorizado a manter funcionários para auxiliar clientes que têm dificuldades para realizar saques e outras operações nos terminais”, afirma o representante do sindicato. O abastecimento dos caixas também está garantido.
O atendimento presencial será retomado na sexta-feira (7), com funcionamento normal nas agências do Itaú em Umuarama.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais