Umuarama

Funcionários do Itaú paralisam atendimento por 24 horas em Umuarama

Os funcionários do banco Itaú em Umuarama paralisaram o atendimento nesta quinta-feira (6) por 24 horas. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Bancários de Umuarama e Assis Chateaubriand e ocorre devido à retirada de um benefício concedido aos trabalhadores.

A categoria protesta protesta contra o fim da Bolsa Educação, um subsídio de até R$ 500 mensais oferecido pelo banco para pagamento de mensalidades em faculdades privadas. O benefício foi suspenso em janeiro de 2025, o que levou os sindicatos de todo o Brasil a aderirem à paralisação.

“Até dezembro, o Itaú mantinha um acordo coletivo que previa esse auxílio aos empregados que estudam em instituições privadas. Se a mensalidade fosse menor que R$ 500, o valor era pago integralmente. Caso fosse maior, o banco cobria até esse limite”, explica Edilson José Gabriel, secretário-executivo do sindicato.

A entidade solicitou uma negociação com o banco na segunda-feira (3), mas não obteve resposta. “Diante da falta de diálogo, os sindicatos decidiram realizar essa paralisação em todo o país”, acrescenta Gabriel.

Apesar da greve dos funcionários do Itaú, que paralisou o atendimento, os caixas eletrônicos das agências continuam funcionando normalmente. “O banco foi autorizado a manter funcionários para auxiliar clientes que têm dificuldades para realizar saques e outras operações nos terminais”, afirma o representante do sindicato. O abastecimento dos caixas também está garantido.

O atendimento presencial será retomado na sexta-feira (7), com funcionamento normal nas agências do Itaú em Umuarama.

O sindicato solicitou uma negociação com o banco na segunda-feira (3), mas não obteve resposta. Foto: Danilo Martins/OBemdito
Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais