Umuarama

Pessoas em situação de rua serão acolhidas em serviços de passagem em Umuarama

O prefeito Fernando Scanavaca convocou representantes governamentais e da sociedade civil para um diálogo sobre as demandas das pessoas em situação de rua em Umuarama.

A administração municipal informou que a reunião foi motivada pela complexidade vivenciada com o avanço das questões sociais. Estes problemas acabam tendo como consequências o aumento da pobreza, de vulnerabilidades e do risco social no cenário nacional.

A primeira discussão sobre o tema neste ano foi realizada nesta segunda-feira (20) no Gabinete do prefeito. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Maria Luísa Vicente Bertoco e de sua equipe de gestão.

O Centro Pop também foi representado e é o serviço de referência para pessoas em situação de rua. Houve ainda participação da instituição não governamental Apromo, que oferece serviço de acolhimento institucional a essas pessoas.

Resoluções efetivas para atender as pessoas em situação de rua em Umuarama

“Junto com o prefeito, discutimos amplamente estratégias para o atendimento desta população na busca por resoluções efetivas, entendendo as consequências que toda população enfrenta em seu dia a dia na cidade, diante dessa problemática”, disse a secretária.

Os participantes divulgaram que uma das decisões adotadas na reunião foi a retomada do serviço de passagem. A intenção dos participantes é assegurar um espaço para que pessoas conhecidas como ‘trecheiros’, assim como outras demandas corriqueiras, possam ser acolhidas. A Secretaria de Assistência Social será responsável por definir outros detalhes.

Os participantes discutiram a definição de fluxos para os encaminhamentos relativos a dependência química ou outras demandas de saúde dos chamados ‘trecheiros’. Também acontecerá o avanço desta discussão para as demais secretarias que também podem auxiliar neste processo.

Violência e criminalidade

Os envolvidos debateram ainda questões relacionadas a violência e criminalidade envolvendo as pessoas em situação de rua em Umuarama. Os temas acabam se misturando no dia a dia e dificultam o trabalho das equipes de atendimento. Os participantes discutiram demandas regionais que acabam sendo encaminhadas para a cidade.

A reunião teve a presença do coordenador do Centro Pop, Anderson Aguiar Almeida, da chefe da Divisão de Proteção Social, Débora Mendes Baggio, e do representante da Apromo, Junior Lopes.

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais