Paraná

Verão Maior Paraná: 38 mil pulseirinhas já foram distribuídas e encontradas 600 crianças perdidas

Com praias lotadas, a segurança pública do Paraná está atuando para evitar o desaparecimento de crianças e de outras pessoas vulneráveis no Estado. Desde o início do Verão Maior Paraná, em 21 de dezembro, mais de 38 mil pulseirinhas de localização foram distribuídas no Litoral e no Noroeste. Com uma média de 1.266 por dia, os agentes evitam que as crianças se percam e prevenem problemas mais graves, como afogamentos e atropelamentos.

As pulseiras contêm o nome da criança e um telefone de referência do responsável para contato. Em todos as ocorrências, os policiais, bombeiros e outros voluntários conseguiram localizar os desaparecidos rapidamente.

Elas estão disponíveis em postos fixos nas arenas do Verão Maior Paraná, nos postos de guarda-vidas e em unidades móveis.

O major da PM do Paraná Ronaldo Carlos Goulart, orienta que, em caso de desaparecimento, os responsáveis procurem o policial ou bombeiros mais próximo. Os demais agentes de segurança na região irão efetuar as buscas, inclusive com o auxílio de veículos.

Além do uso do acessório, ele reforça a importância de uma atenção constante dos responsáveis. “Porque elas (crianças) costumam se distrair com facilidade e não tem noção do risco que o mar representa, assim como o trânsito de veículos”, acrescentou.

Medida aprovada

A comerciante Beatriz da Anunciação está passando as férias em Matinhos e fez questão de colocar uma pulseirinha no filho sempre que vai à praia. “A gente gostou bastante da estrutura e do policiamento, tanto aqui no calçadão quanto na areia. Nos sentimos muito seguros”, completou.

Quem também se diz segura com o efetivo de segurança nas praias do Paraná é Ana Cristina de Almeida. Professora aposentada de Pitangueiras, região Norte do Paraná, ela buscou o posto móvel da Polícia Militar para colocar uma pulseirinha no neto, Pedro André. “A criança, ao mesmo tempo que está com você, gosta de correr, se distrai e em um minutinho se perde, então ter essa identificação é uma segurança a mais”, contou.

Este é a primeira temporada que a família da Ana passa em Matinhos. “Sempre íamos para Guaratuba ou para as praias de Santa Catarina no verão e eu estou achando uma maravilha o tamanho e a qualidade da praia aqui em Caiobá, além do policiamento e das várias opções de lazer”, complementou a professora aposentada.

Outros usos das pulseirinhas

Além das crianças, que representam o maior volume de demanda, as pulseirinhas também são usadas para o atendimento de outras pessoas em situação de vulnerabilidade. Então, é o caso de idosos que possuem algum tipo de problema, como a doença de Alzheimer, e de outros adultos com algum tipo de deficiência intelectual.

Independentemente do tipo de público, a distribuição das pulseiras acontece ao longo de todos os dias do Verão Maior, nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral, e em Porto Rico e no distrito de Porto São José, em Marilena, no Noroeste do Estado.

Há também a realização dos grandes shows com artistas, que acontecem aos fins de semana na Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, e no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná. Ademais, na semana passada, durante o show de Guilherme & Santiago em Matinhos, a PCPR e a PM localizaram uma criança de 7 anos que havia se perdido. Eles relataram o desaparecimento na delegacia móvel instalada no local e informaram que o menino usava a pulseira de identificação.

Segundo o delegado Cristiano Quintas, o resgate correuo em poucos minutos e devolvido em segurança aos avós. “A pulseira de identificação foi fundamental para a rápida localização da criança. Assim que encontrada, ela foi entregue aos familiares”, afirmou.

Programação do Verão Maior

Toda a programação do Verão Maior Paraná está disponível no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, 50 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

(AEN e OBemdito)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

6 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais