Foto: Reprodução/OBemdito
José Aparecido Gomes, morador do bairro San Marino, em Umuarama, denunciou nesta quarta-feira (15) o despejo de esgoto, supostamente proveniente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em uma cachoeira localizada nos fundos do bairro Guarani.
Segundo o denunciante, as águas contaminadas descem de uma queda d’água superior e se misturam à cachoeira que, por sua vez, deságua em um rio que desemboca na Prainha de Xambrê. “Há uma subestação da Sanepar atrás da cachoeira. A água está muito suja, não deveria ter essa coloração. É claramente poluída”, afirmou em vídeo enviado ao OBemdito.
Ele informou já ter comunicado o caso ao Instituto Água e Terra (IAT), que confirmou a existência de uma elevatória de esgoto da Sanepar na região. De acordo com o órgão, a estrutura pode vazar em casos de entupimento, liberando parte do esgoto nos cursos d’água locais.
“A denúncia chegou ontem à tarde e já foi encaminhada ao fiscal responsável, que está no local para verificar a situação”, declarou Luis Carlos Borges Cardoso, chefe regional do IAT em Umuarama.
Cardoso ressaltou que, apesar de ainda não ser possível identificar a origem exata do problema, o órgão notificará os responsáveis e aplicará sanções caso seja constatado crime ambiental. “No máximo até segunda-feira teremos uma resposta definitiva sobre a situação”, concluiu.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais