Foto: Reprodução/OBemdito
José Aparecido Gomes, morador do bairro San Marino, em Umuarama, denunciou nesta quarta-feira (15) o despejo de esgoto, supostamente proveniente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em uma cachoeira localizada nos fundos do bairro Guarani.
Segundo o denunciante, as águas contaminadas descem de uma queda d’água superior e se misturam à cachoeira que, por sua vez, deságua em um rio que desemboca na Prainha de Xambrê. “Há uma subestação da Sanepar atrás da cachoeira. A água está muito suja, não deveria ter essa coloração. É claramente poluída”, afirmou em vídeo enviado ao OBemdito.
Ele informou já ter comunicado o caso ao Instituto Água e Terra (IAT), que confirmou a existência de uma elevatória de esgoto da Sanepar na região. De acordo com o órgão, a estrutura pode vazar em casos de entupimento, liberando parte do esgoto nos cursos d’água locais.
“A denúncia chegou ontem à tarde e já foi encaminhada ao fiscal responsável, que está no local para verificar a situação”, declarou Luis Carlos Borges Cardoso, chefe regional do IAT em Umuarama.
Cardoso ressaltou que, apesar de ainda não ser possível identificar a origem exata do problema, o órgão notificará os responsáveis e aplicará sanções caso seja constatado crime ambiental. “No máximo até segunda-feira teremos uma resposta definitiva sobre a situação”, concluiu.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais