Umuarama

Umuarama: Caso de dengue é confirmado no bairro Parque Jabuticabeiras

A Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (10) o Informe Técnico nº 06, anunciando que mais um caso de dengue foi confirmado em Umuarama, desta vez um morador do bairro Parque Jabuticabeiras.

Na última semana foram registradas 13 notificações na cidade – quando a pessoa busca atendimento médico tendo sintomas da doença.

Desde o início da contagem do chamado Ano Epidemiológico, em 1º de agosto de 2021, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) já conta com 44 notificações, sendo que 31 registros tiveram resultado negativo (70%), 10 casos que ainda estão em investigação, aguardando os resultados dos exames, e mais três casos confirmados (além deste caso no Jabuticabeiras, um caso foi confirmado no Parque Tarumã e outro em área rural próximo ao São Cristóvão).

Segundo Carlos Roberto da Silva, diretor de Vigilância Ambiental em Saúde, todos os três casos são autóctones, quando a pessoa contraiu a doença aqui mesmo na cidade. O mapa de classificação de risco da doença na cidade, que estava ‘no azul’, quando a tabela do Sinan indica ‘sem casos confirmados’ na área urbana, agora tem duas regiões na cor verde.

“Apenas um caso confirmado e já temos de mudar de azul para verde. A existência de um caso para cada mil habitantes coloca a cidade no patamar de ‘baixa incidência’ para o Aedes aegypti”, explica o diretor, acrescentando que amarelo indica ‘em alerta’ (de um a três casos por mil habitantes) e vermelho para ‘em surto’ (mais de três casos por mil habitantes)”.

O trabalho permanente dos agentes de combate a endemias, que se dedicam à fiscalização e à orientação sobre os riscos da dengue, é fundamental para manter os indicadores nos atuais patamares.

“A dengue é uma doença que pode ser fatal e a responsabilidade de cada um dos cidadãos é grande para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, zyka vírus e febre chikungunya. Nunca é demais lembrar que com apenas 10, 15 minutos por semana já são suficientes para garantir um quintal livre de focos de água parada”, finaliza.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

6 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

57 minutos ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais