Paraná

Conflito por terras volta a se intensificar com avanço de ocupações indígenas em Guaíra

Em Guaíra, o ano de 2024 termina com o avanço das ocupações de terras por indígenas. Na tarde deste domingo (29), a movimentação foi registrada na região da Eletrosul, com vídeos que captaram a ação, incluindo incêndios.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado, detalhando a situação. Segundo relatos, a Polícia Militar foi acionada pela Central de Operações e se deslocou até a Avenida Roland, nas proximidades da ocupação indígena na Vila Eletrosul, onde começou a se formar um clima de tensão entre indígenas e moradores locais.

“No local, foi realizado contato com equipes da Força Nacional de Segurança Pública. Por volta das 17h30, um grupo de indígenas tentou expandir a invasão, quando populares se posicionaram”, informou o boletim.

Esse local já havia sido palco de confrontos em outubro do ano passado, quando agricultores foram feridos ao tentar realizar o plantio de soja. Na ocasião, a Federação da Agricultura do Paraná (Faep), o Estado do Paraná e a Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) reforçaram queixas ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Força Nacional, presente na área, não teria sido eficaz em impedir os conflitos.

O documento enviado ao STF na época pediu urgência na atuação das forças de segurança estaduais para prevenir novas ocupações e garantir a segurança jurídica. Além disso, solicitava que o STF reconhecesse a situação como um “estado de coisas inconstitucional” no contexto da segurança pública rural.

Os principais pedidos encaminhados ao STF incluíam a autorização para que a Polícia Militar e a Polícia Civil pudessem intervir em crimes como esbulho possessório e outras violações em áreas rurais. Também foi solicitado que os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná apresentassem informações sobre os conflitos locais envolvendo comunidades indígenas.

Outra solicitação foi a suspensão de processos administrativos de demarcação em áreas com disputas ou violência, bem como a manutenção da ordem pública e o respeito ao direito de propriedade, evitando que atos ilícitos fossem utilizados como pressão nas decisões sobre demarcações.

(Com informações Policial Web)

Redação

Recent Posts

Lula diz a Trump que justificativas para tarifaço contra o Brasil são infundadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta sexta-feira (21) para o presidente dos…

4 minutos ago

Aposentado perde R$ 2,8 mil após transferências não reconhecidas em Douradina

Um aposentado de 74 anos relatou ter sido vítima de estelionato após identificar quatro transferências…

33 minutos ago

Criminoso pula muro, invade comércio e furta bebidas em Brasilândia do Sul

Um comerciante de 61 anos teve o estabelecimento invadido durante a madrugada desta sexta-feira (21),…

42 minutos ago

Hudson considera elucidado caso de primas desaparecidas em Cianorte; com vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) considera elucidado o caso do desaparecimento de Letycia Garcia…

46 minutos ago

Jovem denuncia ex por invadir casa, fazer ameaças e causar ferimentos em Altônia

Um jovem de 24 anos denunciou a ex-companheira, de 22 anos, por invadir sua residência,…

56 minutos ago

Motociclista sem CNH se envolve em acidente no cruzamento das avenidas Maringá e Astorga

Um motociclista de 30 anos, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação, se envolveu em…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais