Umuarama

Umuarama: Três acidentes de trabalho graves, dois deles com amputações, ocorreram em dezembro

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), divisão da Secretaria Municipal de Saúde que monitora e notifica acidentes e doenças do trabalho, apresentou relatório de ações do setor, entre os dias 1° a 20 de dezembro de 2024. Neste período foram registrados 39 acidentes – três deles graves, com amputações de dedos –, 23 leves e mais 13 notificações com exposição de trabalhadores a material biológico (cortes diversos com utensílios perfurocortantes).

Segundo Carlos Roberto da Silva, coordenador e fiscal sanitário do Visat, dos três acidentes graves registrados, foram duas amputações de membros e um menor de idade em acidente de trajeto. “Um dos acidentes ocorreu enquanto trabalhador estava ajustando a madeira na serra com a máquina ligada. Sua mão deslizou em direção à serra e ele lesionou quatro dedos da mão direita, com amputação parcial de dois dedos, lesão de tendão e lesão óssea”, explica.

O segundo acidente também foi de amputação de dedos da mão e ocorreu enquanto o trabalhador estava fazendo manutenção de uma porta de caldeira. “O terceiro acidente grave ocorreu com um menor de idade, que ia de casa para o trabalho em sua bicicleta e sofreu uma queda, sofrendo trauma importante de face. Já do total de 23 acidentes de trabalho leves, todos foram casos de entorses e lesões. E exposição a material biológico quer dizer que o trabalhador se feriu com facas, cutelos, seringas, escalpos, lâminas de bisturi etc.”, esclarece.

O coordenador relata ainda que nenhuma notificação de óbito foi registrado no mês dezembro. “Neste ano infelizmente registramos duas mortes: um trabalhador do segmento de prestação de serviços sofreu intoxicação por material químico enquanto trabalhava na limpeza de uma caixa d’água de uma indústria e um trabalhador da construção civil teve fratura de crânio com o desabamento de uma laje sobre ele”, lamenta.

NOTIFICAÇÕES

Em 20 dias de dezembro, a Visat entregou 26 Termos de Intimação para as empresas do ramo de supermercados, para a entrega no prazo de 30 dias corridos, documentações como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e providenciar algumas readequações de equipamentos e estruturais.

Ainda neste período a Vigilância em Saúde do Trabalhador recebeu duas denúncias informando de um trabalhador informal (um pintor), pintando a fachada de uma empresa sem o uso dos devidos equipamentos de segurança (EPIs) e dois outros trabalhadores de uma empresa retirando o telhado de um galpão, todos exercendo suas atividades em altura sem o uso dos devidos EPIs.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais