O prefeito eleito de Cruzeiro do Oeste, Armando Cerci Junior, em material de campanha eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou, por maioria de votos, os recursos do Diretório Nacional do União Brasil e da Federação Brasil da Esperança, que tentavam anular a Comissão Provisória do partido em Cruzeiro do Oeste.
Com a decisão, Armando Cerci Júnior, o Armandinho, assegurou sua diplomação nesta terça-feira (17), estando apto para assumir como prefeito eleito a partir de 1º de janeiro próximo, para o mandato de 2025 a 2028. Ele venceu as eleições de 3 de outubro com 6.824 votos, correspondendo a 56,49% dos votos válidos.
“É com grande alegria que compartilho esta notícia: o processo de dissidência que tanto marcou essa caminhada chegou ao fim. A justiça foi feita, e o direito do povo de Cruzeiro do Oeste prevaleceu. Essa vitória não é só minha, nem da Nádya, mas de toda nossa população, que confiou e acreditou no nosso projeto de transformação. Agora é hora de deixar o passado para trás e olhar para o futuro com esperança e determinação”, declarou Armandinho após saber da decisão judicial.
No julgamento, o voto decisivo foi do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que acompanhou a divergência aberta pelo desembargador Anderson Ricardo Fogaça, com a votação empatada em 3 a 3. O entendimento que prevaleceu foi que o Diretório Nacional não poderia instituir uma nova comissão provisória sem anular a anterior.
Ainda na manhã desta segunda-feira (16), o Diretório Nacional do União Brasil apresentou uma petição afirmando que “a Comissão Executiva Nacional do União Brasil analisou o Pedido de Anulação de Deliberação nº 01/2024 e decidiu, por unanimidade, anular a redesignação da Comissão Provisória no município de Cruzeiro do Oeste, restabelecendo a comissão destituída em 29 de julho de 2024 e convalidando os atos por ela praticados.”
O quadro político em Cruzeiro do Oeste ainda pode mudar, uma vez que tanto o diretório do União Brasil quanto a Federação Brasil da Esperança já anunciaram que vão recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso a instância superior acate o pedido dos partidos, uma nova eleição para prefeito aconteceria em Cruzeiro do Oeste.
Dentro do prazo legal, formou-se uma comissão provisória municipal do União Brasil com Flávio da Silva Ribeiro como presidente. Em convenção dessa comissão, Armandinho Cerci foi escolhido como candidato a prefeito de Cruzeiro do Oeste, com o lema “O futuro é logo mais”.
Em 29 de julho de 2024, o Diretório Nacional do União Brasil nomeou uma nova comissão provisória, que decidiu que o partido não teria candidatura própria majoritária no município, apoiando Rosária Nascimento, da Federação Brasil da Esperança. Na prática, essa decisão excluiu Armandinho da disputa eleitoral.
O conflito foi levado à Justiça e foi resolvido nesta segunda-feira (16) com a decisão do TRE-PR e a decisão administrativa do Diretório Nacional do União Brasil.
(Com Umuarama Ilustrado)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais