Umuarama

Technopark de Umuarama credencia seis ambientes de inovação, ciência e tecnologia

Entre 399 municípios existentes no Estado, apenas 10 deles (2,5%) possuem parques tecnológicos credenciados pelo Separtec (Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná) – e o Tecknopark Umuarama, além de fazer parte do seleto grupo, foi o primeiro ambiente promotor de inovação a ser credenciado no Paraná. No momento, seis espaços já estão em funcionamento, estabelecendo o desenvolvimento da economia, pensando e preparando a Capital da Amizade para o futuro.

O Technopark conta, neste momento em que está sendo implantado, já recebeu recursos do Governo do Estado e tem previsão de que novos investimentos para 2025. “Acabamos de receber a confirmação de que mais cinco ambientes promotores de inovação locais foram credenciados ao Separtec, sendo três da Prefeitura, um da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e um da Unipar (Universidade Paranaense), o que nos deixa com seis ambientes”, comenta Junior Ceranto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação.

Acompanhado de profissionais da Secretaria e instituições parceiras, Ceranto participou do 6º Encontro dos Parques Tecnológicos do Paraná, realizado em Londrina, onde reuniram-se todos os parques em operação, os que ainda estão só no projeto e aqueles em implantação, que é o caso do Tecnopark Umuarama. “Entre os benefícios de quem faz parte de parques tecnológicos é que estes ambientes podem se candidatar a receber recursos anualmente do Governo do Paraná”, relata Ceranto.

Segundo ele, a UEM (Universidade Estadual de Maringá), Unipar (Universidade Paranaense) e IFPR (Instituto Federal do Paraná) são instituições parceiras do Tecknopark e somam como ambientes de Pesquisa e Desenvolvimento para alavancar o município de maneira relevante. “São Centros de Tecnologia e Inovação que formam os profissionais de futuro”, resume.

Tecnologia de Ponta

O diretor de Indústria, Comércio e Inovação, Paulo Leon Baraniuk, destaca que o Technopark e as universidades parceiras têm como objetivo o desenvolvimento permanente de tecnologias de ponta para suprir – ou dar um upgrade à pesquisa, à formação de graduação e ao desenvolvimento de startups e outras empresas de inovação. “Jovens de todas as idades poderão ter treinamentos ou experiências capazes de gerar novas oportunidades para suas vidas e para toda região”, analisa.

Ele relata que o município trabalha para oferecer estrutura e recursos a startups (novas empresas com produtos ou processos inovadores) para que elas possam crescer e se instalar em ambientes credenciados no Technopark. “Teremos uma atuação regional em três frentes: formação de startups ligadas às universidades, projetos gratuitos de construções e infraestrutura para municípios da região com até 30 mil habitantes e o desenvolvimento do agronegócio no Arenito Caiuá”, esclarece.

Benefícios ao Cidadão

O prefeito Celso Pozzobom exemplifica que o setor público deve usar as inovações para melhoria dos serviços oferecidos ao cidadão, resolvendo as demandas apresentadas. “Quanto mais profissionais preparados para o futuro trabalhando em empresas e instituições que tenham a tecnologia como ‘motor’, mais um município tem como aumentar a arrecadação, melhorar o PIB, aumentar o salário médio e sustentar a economia”, pontua.

Pozzobom acrescenta que o Technopark é estruturado exatamente para ter esta capacidade de promoção do futuro. “É preciso preparar as pessoas – desde os pequenos até os profissionais que já atuam no mercado das tecnologias – para gerar novos negócios que produzem um PIB até 20 vezes maior que a média de empresas que não usam tecnologia em sua administração”, opina.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

52 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais