Foto: Assessoria PMU
Entre 399 municípios existentes no Estado, apenas 10 deles (2,5%) possuem parques tecnológicos credenciados pelo Separtec (Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná) – e o Tecknopark Umuarama, além de fazer parte do seleto grupo, foi o primeiro ambiente promotor de inovação a ser credenciado no Paraná. No momento, seis espaços já estão em funcionamento, estabelecendo o desenvolvimento da economia, pensando e preparando a Capital da Amizade para o futuro.
O Technopark conta, neste momento em que está sendo implantado, já recebeu recursos do Governo do Estado e tem previsão de que novos investimentos para 2025. “Acabamos de receber a confirmação de que mais cinco ambientes promotores de inovação locais foram credenciados ao Separtec, sendo três da Prefeitura, um da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e um da Unipar (Universidade Paranaense), o que nos deixa com seis ambientes”, comenta Junior Ceranto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação.
Acompanhado de profissionais da Secretaria e instituições parceiras, Ceranto participou do 6º Encontro dos Parques Tecnológicos do Paraná, realizado em Londrina, onde reuniram-se todos os parques em operação, os que ainda estão só no projeto e aqueles em implantação, que é o caso do Tecnopark Umuarama. “Entre os benefícios de quem faz parte de parques tecnológicos é que estes ambientes podem se candidatar a receber recursos anualmente do Governo do Paraná”, relata Ceranto.
Segundo ele, a UEM (Universidade Estadual de Maringá), Unipar (Universidade Paranaense) e IFPR (Instituto Federal do Paraná) são instituições parceiras do Tecknopark e somam como ambientes de Pesquisa e Desenvolvimento para alavancar o município de maneira relevante. “São Centros de Tecnologia e Inovação que formam os profissionais de futuro”, resume.
O diretor de Indústria, Comércio e Inovação, Paulo Leon Baraniuk, destaca que o Technopark e as universidades parceiras têm como objetivo o desenvolvimento permanente de tecnologias de ponta para suprir – ou dar um upgrade à pesquisa, à formação de graduação e ao desenvolvimento de startups e outras empresas de inovação. “Jovens de todas as idades poderão ter treinamentos ou experiências capazes de gerar novas oportunidades para suas vidas e para toda região”, analisa.
Ele relata que o município trabalha para oferecer estrutura e recursos a startups (novas empresas com produtos ou processos inovadores) para que elas possam crescer e se instalar em ambientes credenciados no Technopark. “Teremos uma atuação regional em três frentes: formação de startups ligadas às universidades, projetos gratuitos de construções e infraestrutura para municípios da região com até 30 mil habitantes e o desenvolvimento do agronegócio no Arenito Caiuá”, esclarece.
O prefeito Celso Pozzobom exemplifica que o setor público deve usar as inovações para melhoria dos serviços oferecidos ao cidadão, resolvendo as demandas apresentadas. “Quanto mais profissionais preparados para o futuro trabalhando em empresas e instituições que tenham a tecnologia como ‘motor’, mais um município tem como aumentar a arrecadação, melhorar o PIB, aumentar o salário médio e sustentar a economia”, pontua.
Pozzobom acrescenta que o Technopark é estruturado exatamente para ter esta capacidade de promoção do futuro. “É preciso preparar as pessoas – desde os pequenos até os profissionais que já atuam no mercado das tecnologias – para gerar novos negócios que produzem um PIB até 20 vezes maior que a média de empresas que não usam tecnologia em sua administração”, opina.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais