Fotos: Assessoria PMU
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Umuarama esteve presente no 1º Seminário Estadual P2R2, realizado pela Coordenadoria de Estadual de Defesa Civil em Foz do Iguaçu, nos últimos dias 4 e 5, no quartel do Corpo de Bombeiros daquela cidade. O evento teve por objetivo capacitar as equipes de defesa civil do Estado sobre a atuação em cenários de sinistros com produtos perigosos (PP).
Presente ao seminário, o coordenador da Defesa Civil de Umuarama, Joelson Barbosa, lembrou que além de atuar em casos de acidentes os agentes também realizam a fiscalização de produtos perigosos na área urbana, nas rodovias (transporte) e nas sedes das distribuidoras e transportadoras de combustíveis e produtos químicos.
“Eventos como esse elevam nosso nível, tanto em conhecimento técnico como nas ações preventivas referentes a produtos perigosos. Conhecemos algumas ações de gerenciamento dos riscos que o trato com produtos desta natureza pode causar”, afirmou o coordenador. Ele lembrou que recentemente houve fiscalizações em vários municípios, tendo as empresas como alvo.
Joelson informou que o intuito é fazer outras rodadas de fiscalização, envolvendo outros modais, dentro da capacidade dos órgãos. “Com as regionais e núcleos de atuação de Defesa Civil capacitados, além dos órgãos que compõem a comissão regional, nada impede que o trabalho seja estendido de forma pontual nos municípios”, afirmou.
O Seminário Estadual de Produtos Perigosos teve a participação de especialistas do Paraná, de outros Estados e países vizinhos, com o de objetivo promover reflexões e debates. As discussões englobam as áreas ambientais e de emergência em acidentes com substâncias corrosivas, explosivas, oxidantes e radioativas, além de gases tóxicos, líquidos e sólidos inflamáveis.
Diariamente, cargas com os produtos perigosos transitam pelas estradas da região e são utilizados em processos industriais nas fábricas em todo o Estado. Esses insumos são essenciais para o desenvolvimento, mas é necessário cuidado e preparação para que os riscos existentes sejam controlados.
O evento permitiu a troca de experiências e a integração entre as instituições que atuam no ramo. O trabalho conjunto pode prevenir problemas e emergências envolvendo esses produtos. Nos dois dias do encontro houve palestras com especialistas do Paraná, representantes da Sanepar, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais