Graça Milanez

Com mais de dez mil pés, lavoura de limão da família Sakazaki é destaque na região

Que ele é uma das frutas mais consumidas na culinária brasileira, que é versátil e pode ser usado em receitas doces e salgadas, todo mundo sabe; que é rico em vitamina C e um excelente antioxidante, idem. Entretanto, poucos sabem que a região de Umuarama é a maior produtora de limão no Paraná. Altônia, disparado, é o que concentra as maiores e mais produtivas lavouras de limões. Mas temos outras espalhadas em vários municípios.

Em Maria Helena, o destaque fica para os Sakazaki, que cultivam mais de dez mil pés em dois sítios, cada um com 17 alqueires; o limão taiti ocupa metade dos sítios [que são vizinhos]. OBemdito visitou a propriedade de Adélia e Orlando Sakazaki, atualmente gerenciada pelos filhos Kleber, 42 anos, e Hugo, 40.

Diversificação de culturas

A propriedade, que integra a tradição e ao mesmo tempo diversificação de culturas, é um dos melhores exemplos de agricultura familiar bem-sucedida, na região de Umuarama. Além do limão [carro-chefe], a família cultiva outros citros, como laranja, poncã e tangerina; e também pinha, manga, tomate, pepino e flores.  

A produtividade do limão é considerada boa: cerca de 70 quilos por pé, o que vai dar aproximadamente 70 toneladas/ano. “Mas dá para melhorar”, salienta Kleber, informando que estão investindo num sistema moderno de irrigação para aumentá-la, com apoio do Irriga Paraná (Programa Estadual de Irrigação) assim como do IDR-Pr (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

A benfeitoria também tem apoio do Instituto Água e Terra e do programa municipal Porteira Adentro, de Maria Helena. “Fomos contemplados e estamos muito contentes; isso para nós é o reconhecimento do trabalho sério que desenvolvemos aqui”, exclama o fruticultor.

Os irmãos Hugo e Kleber, na lavoura da família, que conta com aproximadamente seis mil pés de limão

Ele informa também que já estão com a terra preparada para expandir a lavoura: a previsão é plantar, nos próximos meses, mais seis mil pés de limão e laranja. “Estamos confiantes, porque são duas opções de frutas que têm mercado garantido”, afirma.

Infraestrutura da lavoura de limão

Com várias construções, entre casas, barracões e estufas, cercadas de verde, a propriedade dá mostras de que possui uma excelente infraestrutura. O destaque fica, sobretudo, para o barracão de 500m2, que abriga a máquina de beneficiar os limões; todos saem dos sítios dos Sakazaki lavados, encerados [com cera de carnaúba, não tóxica, importante para manter a qualidade] e classificados [por tamanho].

Hoje, a produção atende principalmente o mercado regional, incluindo feirantes, supermercados e comerciantes locais de Umuarama, Nova Olímpia, Cruzeiro do Oeste e Maria Helena. O excedente segue para Foz do Iguaçu, ampliando a presença da marca Sakazaki no Paraná.

Kleber Sakazaki: limão tem mercado garantido

Leia também: Umuaramense muda de vida ao confeccionar uniformes para presos e visitantes

Pioneirismo

Kleber e Hugo Sakazaki aliam experiência prática a técnicas modernas de cultivo das frutas. Enquanto isso, os pais se dedicam ao manejo das flores, uma atividade que complementa a renda da família e agrega beleza ao cotidiano da propriedade.

Como resultado, com a produção expressiva e integração harmoniosa entre gerações, a família Sakazaki consolida sua posição como referência na região, provando que a agricultura familiar pode aliar eficiência, qualidade e sustentabilidade.

Os precursores de toda essa história foram os casais Toshi e Toshizo Sakazaki e Tiroshi e Tomiko Sakazaki, que chegaram à região na década de 1960; vieram com o objetivo de produzir café, que cultivavam com outras pequenas lavouras consorciadas.

Hugo Sakazaki: maior parte do limão colhido fica nos mercados da região

Inovação e futuro da lavoura de limão

A segunda geração continuou o trabalho dos pioneiros, mas sem café, que aos poucos desapareceu. Tanto a família de Orlando, quanto a do irmão dele, Osvaldo Shindi Sakazaki, foram pioneiros na produção em larga escala de frutas e verduras na região, que anteriormente eram vendidas nas feiras de hortifrúti de Umuarama [por 25 anos seguidos – hoje não mais]. E talvez os únicos que se dedicavam (e se dedicam) ao cultivo de flores [iniciado nos anos de 1980].

A história da família Sakazaki é um exemplo de como a agricultura familiar pode se destacar mesmo em um cenário competitivo. “O segredo está em trabalhar em família, unir forças e diversificar… Assim a lavoura prospera, gerando impacto positivo tanto no mercado local quanto na comunidade”, orgulha-se Kleber.

Produtividade: cada pé de limão da propriedade dos Sakazaki rende aproximadamente 70 quilos
Chuvas que têm caído estão sendo benéficas para a lavoura
Emprego no campo: toda a colheita é manual
Agregando valor: todo limão colhido é lavado e…
…classificado na máquina de processamento
Diferença nítida: limão encerado na máquina de processamento ganha mais resistência e mais valor no mercado
Flores branquinhas: muitos pés de limão estão com elas, reluzindo beleza
Graça Milanez

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

3 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

24 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

49 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais