Sessão Plenária da última quarta-feira na Alep - Foto: Orlando Kissner/Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na quarta-feira (4), em primeira discussão, o projeto de lei 520/2021 que reconhece os portadores de fibromialgia como Pessoas com Deficiência no Paraná. A deputada Márcia Huçulak (PSD) é coautora do texto em conjunto com os deputados Gilson de Souza (PL) e Anibelli Neto (MDB).
O reconhecimento legal de que os pacientes da doença se enquadram como uma Pessoa com Deficiência permite o acesso a vários benefícios e políticas públicas.
De acordo com Márcia, isso contribui para melhorar o atendimento de saúde e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Tem sido uma satisfação, nesta minha jornada na Assembleia Legislativa do Paraná, contribuir com o aprimoramento de leis que fazem a diferença na vida das pessoas”, disse a deputada, que é líder do Bloco de Saúde Pública na Casa.
O texto aprovado amplia o alcance da Lei federal 13.146/2015, que em seu artigo 2 considera Pessoa com Deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial” – situações que criam barreiras a “sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
A fibromialgia afeta principalmente mulheres (sete em cada dez pacientes, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia). Estima-se que a enfermidade atinja cerca de 3% da população no país.
É uma doença crônica e ainda sem cura caracterizada pela inflamação dos nervos, que provoca dor intensa e grande sensibilidade dos músculos ao toque, fraqueza muscular e perda de coordenação de pernas e braços – fatores que prejudicam a qualidade de vida.
A segunda votação do projeto deve ocorrer na semana que vem.
(Assessoria Alep)
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Este site utiliza cookies
Saiba mais