Foto: Colaboração/OBemdito
O maratonista Anderson Cristiano de Souza, de 49 anos, recebeu uma homenagem especial no Estádio Lúcio Pipino, de Umuarama, nesta quinta-feira (28). Ele, que inspirou uma geração de corredores com sua história repleta de vitórias, teve seu nome e sua imagem estampados em uma pintura no muro do estádio, onde trabalha e treina todos os dias. A ideia da homenagem foi do secretário de Esporte e Lazer, Anderson Gasparetto.
Com 39 anos dedicados ao atletismo, Anderson já conquistou mais de 400 troféus e medalhas. Sua com o esporte começou cedo, aos 10 anos, quando a professora Celiné Vitório da Silva o incentivou a treinar na Associação Ferrerão Amigos do Esporte. Desde então, ele não parou mais.
Sua maior motivação veio ao assistir Vanderlei Cordeiro de Lima, o maratonista brasileiro que brilhou no atletismo e se tornou uma referência para o umuaramense. Para manter o ritmo, ele adota uma rotina de treinos diários, alternando entre a pista de atletismo do Estádio Lúcio Pipino e estradas rurais asfaltadas nos arredores da cidade.
Anderson já conquistou inúmeros títulos como corredor maratonista, incluindo o título de Campeão Brasileiro da Maratona Internacional de Foz na categoria de 45 a 49 anos, em 2023; a vitória na Corrida em Blumenau, Santa Catarina, também em 2023; e o primeiro lugar na Prova Tiradentes em Maringá, no mesmo ano.
Ele também é tetracampeão da Corrida Noturna de Umuarama Night Run, tendo vencido a prova de 12 km nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024. Também foi campeão quatro vezes do Círculo Sesc Corrida de Rua, nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2023, e conquistou um título de campeão de sua categoria na Corrida de Aniversário de São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 2023, vencendo a prova de 21 km.
Além de suas conquistas pessoais, Anderson também é inspiração para sua família. O filho Gabriel Cristian, de 25 anos, é acadêmico de Educação Física, enquanto Caio Henrique, de 16, acompanha o pai nas competições do pai e é promessa no atletismo.
Atualmente, Anderson se prepara para mais seu próximo desafio, que será uma corrida em Cruzeiro do Oeste no dia 8 de dezembro.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais