Umuarama

Rapper grava clipe em homenagem a menino de Umuarama que está em tratamento contra câncer

Sensibilizado pela história de uma amiga de adolescência, o rapper umuaramense Jaziel Borges Simões, de 36 anos, conhecido como Iel Rap Paranaense, transformou a trajetória de luta do pequeno João Guilherme de Morais Viana, de 6 anos, em uma música e um videoclipe. A obra, intitulada “Anjo Sem Asas”, foi lançada em outubro e acumula milhares de visualizações nas plataformas de streaming.

João Guilherme, diagnosticado com um tumor maligno no sistema nervoso, está em tratamento paliativo desde abril deste ano. A doença foi descoberta há três anos e, segundo os médicos, pode levar à morte a qualquer momento devido à agressividade do tumor.

Iel conversou com OBemdito e contou que a mãe de João, Selma de Morais, pediu diversas vezes que ele fizesse uma música para o filho. No início, ele resistiu à ideia. “Chorei muito a última vez que conversamos. Tenho uma filha pequena e me coloquei no lugar dela. Mas decidi fazer a música em homenagem ao João”, disse o rapper, que raspou a cabeça durante as gravações.

A produção do videoclipe foi realizada em Umuarama, próximo ao bairro Dom Pedro I, e contou com a produção de Dylon No Beat, em Maringá. Para Selma, o resultado foi emocionante. “Foi lindo. Quando vi o clipe pronto, não consegui conter as lágrimas. O João Guilherme ama a música; ele canta e diz que é a música dele”, afirmou.

Doença descoberta no dia do aniversário

Os primeiros sinais da doença surgiram em 2021, quando João apresentava vômitos e fraqueza, além de ter parado de se alimentar. Segundo Selma, que morava em Londrina na época, o filho foi levado diversas vezes ao Pronto Atendimento, mas os médicos atribuíram os sintomas a uma virose.

“O olhinho dele começou a virar e ficou estrábico. No dia 14 de outubro, levei-o ao pediatra. No dia seguinte, quando ele faria 3 anos, a médica pediu uma tomografia. A data que seria de celebração virou um dia de lágrimas”, relatou Selma a OBemdito.

Naquela noite, os médicos pediram que ela se despedisse do filho. “Eles disseram que ele não passaria daquela noite. Perdi o chão, mas entreguei tudo nas mãos de Deus”, revela Selma, que atualmente frequenta a igreja evangélica.

Conforme ela, daquele momento em diante, a história do filho mudou. “O João foi forte e Deus mudou aquele quadro de morte. Ele foi melhorando com medicação. O tumor era muito grande, não havia o que fazer. O médico disse que uma cirurgia seria muito arriscada. Mesmo assim, decidi fazer. Coloquei fé e deixei nas mãos de Deus”, afirma.

João passou por duas cirurgias de 10 horas cada e os médicos retiraram 90% do tumor. Após os procedimentos, iniciou quimioterapia e radioterapia no Hospital do Câncer de Londrina. Ao todo, foram 3 anos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia.

“Vivemos cada dia como se fosse o último”

Apesar do esforço, o tumor persistiu. Os médicos decidiram interromper o tratamento para evitar prolongar o sofrimento da criança. “Ele entrou nos cuidados paliativos em abril deste ano. Hoje está ótimo, vivendo todos os dias como se fossem o último. Sou grata a Deus por cada batida do seu coração, e todos os dias durmo agradecendo e pedindo a Deus mais um dia”, diz emocionada.

Mudança para Umuarama

Selma, que é mãe de outros dois filhos de 17 e 18 anos, tem 43 anos e mudou-se para Umuarama em abril deste ano para ficar mais próxima do hospital Uopeccan, em Cascavel, onde João é acompanhado. Mãe solteira, ela vive de aluguel com o auxílio do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de R$ 1.400, além da ajuda de amigos.

Por não poder trabalhar, Selma se dedica integralmente aos cuidados do filho. Os outros dois filhos vivem com a avó paterna, que também mora em Umuarama. “O que tem me sustentado é a fé em Deus e o amor pelo meu filho. Agradeço todos os dias por ele estar comigo e sempre peço a Deus mais uma oportunidade. Para Deus, nada é impossível”, afirmou.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

7 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

8 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

10 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

12 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais