Umuarama

Projeto ‘Abelhas do Amanhã’ é lançado com a instalação de caixas para atrair os insetos

A prefeitura de Umuarama acaba de lançar o projeto ‘Abelhas do Amanhã’, uma iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Agricultura com apoio da Vigilância Ambiental e do produtor Osmar Teixeira. Neste primeiro momento foram instaladas cinco caixas, em pontos diversos da cidade, abastecidas com um atrativo para as abelhas Apis mellifera (popularmente conhecidas como abelha-europeia ou abelha Europa).

Celso Pozzobom, prefeito de Umuarama, comentou que ele havia idealizado o projeto há alguns anos, mas que por um entrave ou outro, estava parado. “Agora conseguimos reunir uma equipe de profissionais preparados para pôr em prática este programa, que surgiu com o objetivo de garantir a segurança e proteção dos cidadãos, já que nos últimos anos houve o aumento significativo de denúncias da presença de enxames das abelhas com ferrão na região urbana do município”, detalhou.

O secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, explica que o projeto também tem grande importância na saúde pública, além de ajudar no aumento de produção de abelhas, do mel e seus derivados.

“Vale destacar ainda que o Abelhas do Futuro tem como foco incentivar os produtores, em especial os de pequeno porte e as agroindústrias familiares, gerando empregos e renda – o que é um aspecto também interessante para a administração pública”, observa.

As cinco primeiras ‘caixas-armadilhas’ foram instaladas mas avenidas Duque de Caxias (uma próximo ao Colégio Pedro II e outra próximo ao Senac), na Getúlio Vargas (próximo à Praça Miguel Rossafa), na 19 de Dezembro (próximo ao Bosque dos Xetá) e na Dr. Angelo Moreira da Fonseca (próximo à Praça da Bíblia).

“Todos os equipamentos foram confeccionados pelo produtor Osmar Teixeira, especialista em apicultura e meliponicultura”, relata a médica-veterinária Mylena Kaori Tutida, da Secretaria Municipal de Agricultura.

O plano é aumentar gradativa e fortemente a quantidade de caixas para atrair as abelhas com ferrão. “Estamos em processo de produção de mais 65 dispositivos para serem instalados já a partir de janeiro de 2025. As abelhas são atraídas por um composto de cera alveolada e feromônio, que é à base de própolis e álcool. Os apetrechos devem ser instalados nos locais com maior número de denúncias de ataques de abelhas com ferrão e em pontos identificados pelos agentes da Vigilância Ambiental”, especifica o engenheiro agrônomo Fabio Cezar Pereira Souza.

Depois que as abelhas são atraídas para a caixa – e lá constroem suas colmeias e produzem mel –, elas [as caixas] são retiradas por profissionais e redistribuídas para os produtores de mel, sendo reinstaladas novamente quantas vezes forem preciso.

“Aproveito para agradecer o trabalho e a dedicação dos agentes Wesley e André, da Vigilância Ambiental, da veterinária Mylena e do agrônomo Fábio, da Secretaria de Agricultura, e do especialista Osmar Teixeira, mas em primeiro lugar pelo apoio que tivemos do prefeito Celso Pozzobom desde o início do projeto”, afirma Sucupira.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais