Foto: Pfüderi/ Pixabay/Agência Brasil
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (13) autorizar a importação de sementes e o cultivo de cannabis (maconha) exclusivamente para fins medicinais, farmacêuticos e industriais.
Durante a sessão, os ministros entenderam que a concentração não é considerada entorpecente. Dessa forma, o cultivo não pode ser restringido devido ao baixo teor de THC. Com a decisão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá prazo de seis meses para regulamentar a questão.
Por unanimidade, o resultado do julgamento foi obtido com o voto proferido pela relatora, ministra Regina Helena Costa. No entendimento da relatora, a baixa concentração de THC encontrada no cânhamo industrial não pode ser enquadrada nas restrições da Lei de Drogas, norma que define como crime a compra, porte e transporte de entorpecentes.
“Conferir ao cânhamo industrial o mesmo tratamento proibitivo imposto à maconha, desprezando as fundamentações científicas existentes entre ambos, configura medida notadamente discrepante da teleologia abraçada pela Lei de Drogas”, justificou a ministra.
Regina Helena também ressaltou que a proibição de uso da cannabis para fins medicinais prejudica a indústria nacional e impede o acesso dos pacientes aos tratamentos.”A indústria nacional não pode produzir, mas pode importar”, completou a ministra.
A liberação da cannabis para fins medicinais foi decidida a partir de um recurso de uma empresa de biotecnologia que buscava garantir a exploração industrial no Brasil. Apesar de a importação ser autorizada pela Anvisa, os insumos se tornam caros no mercado nacional.
Pietro Monteiro chegou à cidade em 2023, retomou a carreira competitiva e se tornou o…
Um capotamento deixou três pessoas feridas na tarde deste domingo (27), na PR-490, em São…
Um homem de 32 anos foi preso pela Polícia Militar por causa de um mandado…
Uma mulher de 36 anos procurou a Polícia Militar para denunciar o descumprimento de uma…
Uma mulher de 30 anos denunciou o ex-companheiro, de 33, por agressão, ameaça e injúria…
Uma mulher de 44 anos procurou a Polícia Militar às 14h07 deste domingo (27) e…
Este site utiliza cookies
Saiba mais