Umuarama

Profissionais da saúde são certificados após curso sobre humanização no atendimento

Mais de 40 profissionais de saúde receberam nesta quinta-feira (7) o certificado de conclusão do curso ‘Humanização e Ética na Assistência aos Serviços de Saúde’, realizado pelo Senac especialmente para prestadores de serviço do Pronto Atendimento Municipal (PA) e da Assistência Primária em Saúde (APS). A capacitação teve três dias de duração, totalizando 15 horas-aula, sob coordenação das palestrantes e professoras Angela Daiana Kunz e Ana Paula Oliveira Becker Alvarenga, do Senac.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, o conteúdo do curso está relacionado à Política Nacional de Humanização (PNH), criada em 2003. “Estamos sempre em busca de pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar”, comenta, agradecendo a mediação e a dedicação de Meire Helen da Silva Tozzo, técnica de relações com o mercado, e Vinicius Pacheco Rodrigues, gerente-executivo do Senac local.

Cíntia Trucolo Braga, coordenadora do PA de Umuarama, observa que acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. “O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Essa capacitação que a Secretaria de Saúde contratou é fundamental para abordarmos esse tema tão importante que é aperfeiçoar o atendimento ao cidadão, construindo relações de confiança”, resume Cintia.

Anne Caroline Correia Santana de Oliveira, coordenadora de Enfermagem do Pronto Atendimento, acrescentou que as capacitações, cursos e treinamentos disponibilizados aos colaboradores do setor da saúde são constantes e desta vez tem foco na melhoria do atendimento à população que busca os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O feedback que recebemos dos participantes foi bastante positivo, tanto com relação às didáticas apresentadas, quanto aos ensinamentos apresentados. Muitos profissionais usaram a expressão ‘virada de chave’ para as formas de agir com cautela e atenção em algumas situações já vivenciadas, destacando que o curso deu novo rumo no agir cotidiano frente a certos eventos”, registrou, acrescentando que o curso foi oferecido de forma gratuita aos profissionais de saúde.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

34 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

1 hora ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais